quarta-feira, 27 de maio de 2020

SEÇÃO PARTIDAS GENIAIS


Nesta publicação da Seção Partidas Geniais, vamos apresentar aos leitores uma partida fantástica, sensacional, espetacular! Estamos falando da partida jogada ontem no site Chess.com, entre o GM brasileiro Luís Paulo Supi e o todo-poderoso Magnus Carlsen, Campeão Mundial de Xadrez! Essa foi sem dúvida uma das miniaturas mais brilhantes da história do xadrez, digna de figurar nos manuais do jogo, e comparável, na minha opinião, à famosa "Joia de primeira água", título que recebeu a miniatura jogada por Paul Morphy em 1858, contra dois nobres europeus, em um intervalo da Ópera de Paris (para ver essa belíssima partida, clique aqui). Apesar de ter sido uma partida amistosa e em ritmo blitz (3 minutos K.O.), a qualidade do jogo não deixa a desejar quando comparada a outras obras-primas do xadrez combinatório. 




Jogando de brancas contra uma Defesa Escandinava, o GM Supi primeiramente sacrificou um cavalo em b5 para abrir a coluna "a", depois dobrou suas torres nessa coluna e passou a ameaçar xeque-mate em a8, já que Magnus havia rocado na ala da dama. Carlsen tentou organizar uma defesa, mas quando menos esperava foi surpreendido por completo com o maravilhoso arremate 18. Dc6!!, lance que arrancou exclamações de surpresa do Campeão Mundial. A brilhante partida já circulou por todo o mundo na internet, encantando a comunidade enxadrística internacional, e já recebeu o título de "A Imortal Brasileira" e "o melhor sacrifício de dama de 2020". Sem dúvida, a obra-prima criada por Supi merece ser exaltada por todos, não só pela beleza do golpe tático que arrematou a partida mas também por causa do altíssimo nível do adversário, ninguém menos que o jogador de blitz mais forte da atualidade, um verdadeiro "monstro" que está acostumado a esmagar Grandes Mestres a torto e a direito, em partidas presenciais e on-line! Parabéns, Luís Paulo Supi!!

Vamos acompanhar esta inesquecível miniatura lance a lance:




O vídeo abaixo mostra a reação de Magnus Carlsen diante da linda entrega de dama, que o deixou totalmente estupefato! Simplesmente sen-sa-cio-nal!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário