domingo, 24 de maio de 2020

GALERIA DOS CAMPEÕES MUNDIAIS DE XADREZ - STEINITZ


Agora que já explicamos aos leitores deste blog o que foi a PCA (Professional Chess Association), uma entidade criada por Kasparov e Short para concorrer com a FIDE e organizar torneios e campeonatos mundiais de xadrez, vamos dar início à série de postagens sobre os Campeões Mundiais de xadrez, começando pelo primeiro campeão do mundo, Wilhelm Steinitz!


WILHELM STEINITZ 


Wilhelm Steinitz nasceu na cidade de Praga, antiga Tchecoslováquia, no dia 18 de maio de 1836, no seio de uma numerosa família judia. Apesar de ter se destacado em matemática, Steinitz dedicou-se integralmente ao xadrez durante a sua vida. No início da sua carreira, na cidade de Viena, deixou-se influenciar pelo estilo de jogo vigente na época (o estilo romântico), demonstrando grande habilidade no ataque, qualidade que o fez receber o apelido de "Morphy austríaco", uma alusão ao brilhante norte-americano Paul Morphy, considerado o melhor jogador do mundo entre as décadas de 1850 e 1860.


O jovem Steinitz

 
Mais tarde Steinitz fixou residência em Londres, que juntamente com Paris era o centro enxadrístico mais importante do mundo no século XIX. Lá, Steinitz venceu embates contra vários mestres de notável força, como Bird, Zukertort e Blackburne. Mas foi sua vitória sobre Adolf Anderssen, em 1866, que o elevou à condição de enxadrista mais forte do mundo, pois Morphy a essa altura já havia abandonado o xadrez. A partir da década de 1870, o estilo de jogo de Steinitz passou por uma transformação radical. Sendo um profundo pesquisador e um excelente analista, Steinitz pôde desenvolver novas concepções estratégicas, enfatizando cada vez mais a defesa ao invés do ataque, bem como o acúmulo de pequenas vantagens posicionais como método para vencer as partidas. Com isso a sua supremacia se acentuou, e finalmente, em 1886, ele foi reconhecido oficialmente como o primeiro campeão mundial de xadrez, ao vencer um match contra Johannes Zukertort pelo placar de 12,5 x 7,5 (10 vitórias, 5 derrotas e 5 empates). Depois de conquistar o título mundial em 1886, Steinitz defendeu-o com sucesso contra Chigorin em 1889 (10,5 x 6,5), contra Gunsberg em 1890/1891 (10,5 x 8,5) e novamente contra Chigorin em 1892 (12,5 x 10,5), até perdê-lo para o jovem Emanuel Lasker, em 1894.




Steinitz tentou reconquistar a coroa jogando um match revanche contra Lasker, em 1896, mas foi simplesmente arrasado pela contagem de 12,5 a 4,5  - das 16 partidas disputadas, Steinitz venceu apenas 2, empatou 5 e perdeu 10. Tornou-se claro que Lasker se encontrava em outro patamar de entendimento do jogo, e que Steinitz, com seus 60 anos de idade, já não podia enfrentá-lo. Steinitz acabou seus dias em Nova Iorque, na miséria e com suas faculdades mentais prejudicadas. Conta-se que nessa época ele lançou um desafio a Deus, a quem dizia poder ganhar dando um peão e a saída de vantagem. O primeiro campeão mundial faleceu em um asilo para doentes mentais, em 12 de agosto de 1900. O legado de Steinitz para a teoria do xadrez é imenso, difícil de ser mensurado. Na minha opinião, ele foi o maior teórico da história do xadrez. Há cerca de 1 ano atrás, publicamos um resumo com as principais contribuições  teóricas de Steinitz, que vale a pena ser revisto (https://batalhadementes.blogspot.com/2019/05/o-xadrez-como-ciencia-v.html).

Para finalizar nossa matéria sobre o primeiro campeão mundial, iremos exibir uma das mais belas partidas da história do xadrez, jogada por Steinitz no torneio de Hastings, de 1895, contra o forte enxadrista alemão Curt von Bardeleben, e que ficou conhecida como "A Imortal de Steinitz". 



Nenhum comentário:

Postar um comentário