terça-feira, 26 de maio de 2020

GALERIA DOS CAMPEÕES MUNDIAIS DE XADREZ - LASKER


Chegou o momento de apresentarmos aos nossos leitores um pouco sobre a vida e a trajetória enxadrística do segundo campeão mundial de xadrez, Emanuel Lasker. 


EMANUEL LASKER


Emanuel Lasker nasceu na Alemanha, no dia 24 de dezembro de 1868. Desde jovem ele se mostrou um excelente aluno em matemática, mas teve sua atenção atraída pelo xadrez, que aprendeu com seu irmão mais velho, Berthold. Apesar da desaprovação da sua família, o jovem Emanuel começou a participar de competições e a colher seus primeiros êxitos. Depois de vencer vários torneios e matches, Lasker decidiu testar sua força contra o então campeão mundial, Wilhelm Steinitz, e lançou-lhe um desafio pela coroa, em 1893. 


Emanuel Lasker e seu irmão Berthold, em 1907


É dito que Steinitz recebeu o desafio com aparente desdém, isso porque o relativamente desconhecido desafiante ainda não detinha uma grande popularidade no meio enxadrístico. Naquela época, antes que existisse a FIDE para organizar as disputas pelo campeonato mundial, o campeão era na prática o "dono do título", e decidia quem iria enfrentar para colocar o título em jogo. Como condição para a realização do match, o campeão exigia uma "bolsa" em dinheiro, cujo valor deveria ser angariado pelo desafiante para que a disputa acontecesse. No caso de Lasker, Steinitz estipulou para o pagamento da bolsa o valor de 5.000 dólares, sem precedentes até então. Era muito difícil para Lasker reunir uma quantia tão vultosa, por isso ele recorreu a uma estratégia inteligente: começou a dar entrevistas para vários jornais de grande circulação, nos quais fez publicar declarações provocativas sobre o resultado do match contra Steinitz. Sua entrevista ao jornal Chicago Herald foi reproduzida em quase todas as publicações de xadrez do mundo, e nela Lasker assim se expressou: "Nunca joguei até o limite de minhas forças, porque não tive que realizar especial esforço para vencer aqueles mestres com os quais já joguei. Eu concordo totalmente que Steinitz é mais forte que qualquer deles. Apesar disso, estou convencido de que o derrotarei neste match. Posso resultar em uma surpresa que assombrará tanto a Steinitz como ao mundo do xadrez, e todos abrirão seus olhos porque não poderão acreditar no que veem". 
Essa e outras declarações parecidas afetaram tanto a Steinitz que ele mesmo começou a ficar ansioso para disputar o match, a fim de castigar aquele insolente jovem. Como Lasker não conseguiu reunir a soma exigida por Steinitz, o campeão aceitou reduzir o valor da bolsa para 2.000 dólares, de modo que o confronto finalmente foi marcado, e foi sediado nas cidades de Nova Iorque, Filadéfia e Montreal. O match começou no dia 15 de março de 1894, e no dia 26 de maio, há exatos 126 anos, a disputa chegava ao fim, com a vitória do desafiante, conforme ele havia prometido. Depois de 19 partidas, Lasker venceu pelo placar de 12 x 7 (10 vitórias, 5 derrotas e 4 empates), e se tornou o novo campeão mundial de xadrez, com apenas 25 anos.

 
Match Steinitz vs. Lasker - 1894


Em 1896, celebrou-se um match-revanche entre Lasker e Steinitz, mas este, agora na condição de desafiante, foi fragorosamente derrotado, pela esmagadora contagem de 12,5 x 4,5. Depois disso, Lasker colocou o título mundial em jogo em outras seis ocasiões, vencendo sucessivamente Marshall em 1907 (+8 -0 =7), Tarrasch em 1908 (+8 -3 =5), Janovksy em 1909 (+7 -1 =2), Schlechter em 1910 (+1 -1 =8), Janovsky novamente em 1910 (+8 -0 =3), até o embate contra Capablanca em 1921, que marcou a derrota de Lasker diante do genial Grande Mestre cubano. Emanuel Lasker detém o recorde como o campeão do mundo que mais tempo conservou o título - longos 27 anos! Ele se doutorou em matemática e filosofia, e foi também jogador de bridge de alto nível. Esteve na elite do xadrez até uma idade avançada: aos 67 anos disputou com êxito o Torneio de Moscou de 1935. Retomou em grande medida as teorias de Steinitz, mas soube incorporar a elas o componente psicológico, conseguindo como ninguém tirar partido das debilidades de cada um dos seus adversários. Foi também um grande escritor de livros de xadrez, e realizou uma importante contribuição teórica, principalmente no campo das aberturas. Lasker faleceu em Nova Iorque, no dia 11 de janeiro de 1941.




Como exemplo da força competitiva de Lasker, vamos deixar um vídeo de uma de suas mais famosas partidas, a vitória obtida sobre Capablanca no Torneio de São Petersburgo de 1914, vitória que deu a ele o primeiro lugar naquela competição.



Nenhum comentário:

Postar um comentário