terça-feira, 2 de junho de 2020

O REI DO BLITZ FOI CAPABLANCA!


Na postagem anterior eu lancei uma pergunta aos leitores do blog: quem foi o maior jogador de xadrez relâmpago de todos os tempos? Na minha opinião, o legítimo rei do blitz foi o lendário Capablanca! Vocês acham que ele ganhou o apelido de "máquina de jogar xadrez" à toa? É claro que não! Como dissemos na última publicação da série Galeria dos Campeões Mundiais de Xadrez, o gênio cubano sempre demonstrou superioridade sobre a maioria dos seus oponentes, e quando se tratava da modalidade blitz, essa superioridade se tornava ainda mais evidente. O(a) amigo(a) leitor pode estar se perguntando em que fatos eu me baseei para fazer tal afirmação... pois bem, é isso que vou lhes revelar agora. 

Minha opinião está baseada em três relatos confiáveis, que se encontram devidamente registrados na literatura enxadrística, mais precisamente na obra Meus Grandes Predecessores, de Garry Kasparov. No capítulo dedicado ao terceiro campeão mundial, Kasparov narra que no ano de 1906, já morando nos Estados Unidos, Capablanca (na época com apenas 17 anos) começou a frequentar o Manhattan Chess Club, famoso clube de xadrez da cidade de Nova Iorque. Lá, o jovem "Capa" realizou a proeza de vencer "um grande torneio de partidas relâmpago em sistema eliminatório, que contou com a participação do próprio Lasker". Vale lembrar que em 1906 Lasker era o campeão do mundo! Não se sabe se os dois chegaram a se enfrentar durante o torneio eliminatório, mas o fato de um adolescente desconhecido vencer um torneio disputado pelo campeão mundial da época é sem dúvida admirável.

O segundo relato sobre a esmagadora força de Capablanca no blitz menciona o seguinte: "[...] em San Sebastian ocorreu uma divertida contenda entre os dois [Capablanca e Nimzovitsch]. Em certa ocasião o cubano não se conteve e fez um comentário enquanto assistia uma partida relâmpago entre Bernstein e Nimzovitsch. Em resposta, este sugeriu ao jovem mestre que não se metesse em assunto que não lhe dizia respeito. Daí Capa convidou Nimzovitsch a jogar algumas partidas relâmpago apostadas, 'as quais venci com uma facilidade absurda, o que o fez se desculpar da declaração que havia feito'". Logo ficou evidente que em partidas amistosas o cubano não tinha quem lhe fosse páreo, e adquiriu a firme reputação de melhor jogador de relâmpago do mundo"

O terceiro e último relato, e o mais impressionante deles, é um comentário feito pelo seu arquirrival Alekhine, que denota toda a sua admiração pelo desempenho de Capablanca no xadrez relâmpago: "Nunca antes, nem depois, eu vi, e nem posso imaginar, tamanha rapidez de raciocínio como Capablanca tinha em 1913-1914. Em partidas relâmpago ele dava a todos os jogadores de São Petersburgo vantagem de cinco minutos contra um, e vencia". E então, amigo(a)s? Será que esses relatos são suficientes para convencer vocês? Pelo menos para mim não resta nenhuma dúvida: o melhor jogador de xadrez relâmpago da história foi mesmo Capablanca, "a máquina de jogar xadrez"! 


Capablanca, o Rei do Blitz!

Um comentário:

  1. O rei do ping!
    Creio que a incrível intuição do gênio cubano, além do cálculo rápido e acurado, permitiu a sua superioridade no xadrez em geral, incluindo a modalidade relâmpago.

    ResponderExcluir