sexta-feira, 31 de maio de 2019

O DIAMANTE BRUTO DE ESPERANÇA - PARTE 1


O interior da Paraíba possui numerosos enxadristas talentosos, que têm potencial para ocupar um papel de destaque no cenário enxadrístico estadual, em um futuro não tão distante. São nomes como Adiran Batista (Guarabira), Gutemberg Júnior (Patos), Fagner Lima (Baraúna), Clebson Huan (Picuí), Sara Medeiros (Várzea), dentre outros. Há alguns anos, na cidade de Esperança, no agreste paraibano, eis que surgiu um outro talento: o jovem Matheus Barbosa, atualmente com 20 anos.
 
Matheus Barbosa, promissor enxadrista de Esperança-PB


Tive a oportunidade de conhecê-lo no X Memorial Bobby Fischer, realizado em março deste ano em João Pessoa-PB, e na ocasião nos enfrentamos na 1ª rodada. Após um empate calmo, que eu considerei um bom resultado (pois joguei com as negras), analisamos juntos a partida, e então pude verificar que Matheus possui boa capacidade de cálculo e bom entendimento das sutilezas do jogo posicional, o que o torna um adversário perigoso! Definitivamente, fiquei satisfeito com o empate! rsrs...


Matheus Barbosa no X Memorial Bobby Fischer - março/2019


Em 2017, Matheus já havia chamado a atenção da comunidade enxadrística paraibana graças à sua boa atuação no V Torneio de Xadrez Relâmpago Norte-Nordeste, realizado na cidade de Campina Grande. Lá, em meio a tantas "feras" do blitz, Matheus não se intimidou e conquistou o 8º lugar na competição, obtendo esta bela vitória contra ninguém menos que Carlos Capivara, um especialista em xadrez relâmpago, com direito a sacrifício de peão e de qualidade para o arremate:



 

Após esse surpreendente desempenho no torneio, Matheus fez por merecer a publicação de uma entusiasmada matéria do blog Reino de Caíssa, em sua homenagem: http://reinodecaissa.blogspot.com/search?q=matheus+henrique

Para que os leitores do blog Batalha de Mentes possam conhecer um pouco mais esse talentoso enxadrista, em breve estaremos publicando uma entrevista desse jovem que pode ser considerado um autêntico diamante "em estado bruto", que se for devidamente lapidado, ao custo de muito estudo e treino, poderá futuramente galgar grandes conquistas sobre o tabuleiro. Ao colega Matheus, desejamos os melhores votos de sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário