terça-feira, 28 de maio de 2019

O XADREZ COMO CIÊNCIA - V


Steinitz deu continuidade à revolução teórica que Philidor iniciou em meados do século XVIII. Pesquisador incansável, ele sistematizou, ampliou e aperfeiçoou as ideias de Philidor sobre estruturas de peões, jogo defensivo e acúmulo de pequenas vantagens. Uma de suas maiores contribuições à teoria do xadrez foi o princípio de que um plano de jogo deve sempre basear-se em uma avaliação posicional. Analisando as partidas de seus contemporâneos, Steinitz concluiu que ataques aparentemente brilhantes só eram bem-sucedidos devido a uma defesa fraca por parte do lado defensor. Desse modo, ele elevou consideravelmente a arte da defesa, introduzindo o conceito de "ataque fundamentado", ou seja, para atacar o jogador deve possuir alguma vantagem posicional, o que só se consegue com um trabalho prévio de enfraquecimento da posição do adversário.

O primeiro Campeão Mundial também foi o idealizador da chamada "Teoria da Acumulação", segundo a qual a partida deveria ser vencida pelo jogador que acumula pequenas vantagens posicionais. Esses conhecimentos possibilitaram a Steinitz derrotar seus principais antagonistas e manter-se no topo durante muitos anos, pois, apesar de ter sido proclamado campeão mundial somente em 1886, ele já era considerado o melhor enxadrista do mundo desde 1866, quando venceu um match de 14 partidas contra Adolf Anderssen, pelo placar de 8,0 a 6,0 (sem nenhum empate!).

Apesar de seu papel de destaque para o desenvolvimento do xadrez, Steinitz terminou seus dias em completa miséria, internado em um manicômio perto de Nova Iorque. O mundo do xadrez deve muitíssimo a esse homem, que alterou radicalmente o entendimento dos princípios estratégicos do jogo, ao assentar as bases científicas que representaram o ponto de virada para a evolução do jogo-arte-ciência!


Wilhelm Steinitz (1836-1900), primeiro Campeão Mundial oficial e o maior teórico da história do xadrez


Nenhum comentário:

Postar um comentário