segunda-feira, 13 de maio de 2019

SOLUÇÃO DO DIAGRAMA


E então amigo(a)s, conseguiram encontrar o lance ganhador na posição do diagrama abaixo?


Capablanca vs. Lasker

1914 (partida de 5 minutos)



Não sei vocês, mas eu confesso que não consegui... até montei a posição no tabuleiro e fiquei “quebrando a cabeça”, pensando nos possíveis lances para ambos os lados, mas não encontrei nenhuma jogada que pudesse forçar a vitória para as brancas na posição. Para falar a verdade, sempre tive preguiça de resolver problemas de xadrez, mesmo sabendo que esse tipo de exercício contribui grandemente para o desenvolvimento da força enxadrística. A respeito dessa atividade, o melhor de todos os tempos, GM Garry Kasparov, declarou certa vez: “Eu gosto de resolver problemas, e gosto, particularmente, de estudos. O tempo de que eu preciso para resolver os problemas serve como parâmetro para medir a minha forma para competições; e, às vezes, eu uso ideias semelhantes em partidas de verdade”. Diante dessa declaração, percebemos o quanto é importante a resolução de problemas e estudos de xadrez, até mesmo para os jogadores do topo.


Depois de pensar por cerca de 10 minutos, um tanto quanto envergonhado diante da minha incapacidade de encontrar a solução que Capablanca tinha demorado apenas 5 segundos (!!) para descobrir, dei-me por vencido e fui consultar a resposta no livro. A sequência vencedora é: 1. xc7 xc7 2. a8 +!!, um belíssimo sacrifício de torre que leva a partida para um final de peões com vantagem para as brancas. Percebam que não é possível jogar 2.xc7??, pois esse lance levaria a um empate por afogamento.

Segue: 2. ... xa8 3. c8 c7 4. xc7 a8 5. xb6 b8 6. c6 c8 7. b6 b8 8. b7 a7 9. c7 a6 10. b8=, e as brancas ganham com facilidade. Fantástico, não?

Capablanca, mais que uma pessoa, uma máquina de jogar xadrez!

Um comentário:

  1. Obá! Acertei o primeiro lance! Mas só foi esse mesmo kkkkk
    Capablanca era uma máquina de jogar xadrez, e era um gato!

    ResponderExcluir