E
então amigo(a)s, conseguiram encontrar o lance ganhador na posição do diagrama
abaixo?
Capablanca vs. Lasker
1914 (partida de 5 minutos)
Não
sei vocês, mas eu confesso que não consegui... até montei a posição no
tabuleiro e fiquei “quebrando a cabeça”, pensando nos possíveis lances para
ambos os lados, mas não encontrei nenhuma jogada que pudesse forçar a vitória
para as brancas na posição. Para falar a verdade, sempre tive preguiça de resolver
problemas de xadrez, mesmo sabendo que esse tipo de exercício contribui
grandemente para o desenvolvimento da força enxadrística. A respeito dessa
atividade, o melhor de todos os tempos, GM Garry Kasparov, declarou certa vez: “Eu
gosto de resolver problemas, e gosto, particularmente, de estudos. O tempo de
que eu preciso para resolver os problemas serve como parâmetro para medir a
minha forma para competições; e, às vezes, eu uso ideias semelhantes em partidas
de verdade”. Diante dessa declaração, percebemos o quanto é importante a
resolução de problemas e estudos de xadrez, até mesmo para os jogadores do topo.
Depois
de pensar por cerca de 10 minutos, um tanto quanto envergonhado diante da minha
incapacidade de encontrar a solução que Capablanca tinha demorado apenas 5
segundos (!!) para descobrir, dei-me por vencido e fui consultar a resposta no
livro. A sequência vencedora é: 1. ♘xc7 ♘xc7
2. ♖a8
+!!, um belíssimo sacrifício de torre que leva a partida para um final de peões
com vantagem para as brancas. Percebam que não é possível jogar 2.♔xc7??, pois esse lance levaria a um empate por afogamento.
Segue:
2. ... ♘xa8
3. ♔c8 ♘c7
4. ♔xc7 ♔a8 5. ♔xb6 ♔b8 6. ♔c6 ♔c8 7. b6 ♔b8 8. b7 ♔a7 9. ♔c7 ♔a6 10. b8=♕, e as brancas ganham com facilidade. Fantástico, não?
Capablanca, mais que uma pessoa, uma máquina de jogar xadrez! |
Obá! Acertei o primeiro lance! Mas só foi esse mesmo kkkkk
ResponderExcluirCapablanca era uma máquina de jogar xadrez, e era um gato!