segunda-feira, 27 de maio de 2019

O XADREZ COMO CIÊNCIA - IV


O século XIX chegou, mas, apesar das inovações trazidas por Philidor, os enxadristas da época não abandonaram a concepção romântica do xadrez, e suas partidas continuavam sendo assinaladas por ataques diretos ao rei, sacrifícios intuitivos e ausência de planos profundos.
Um verdadeiro golpe contra esse estilo agressivo de jogo só aconteceu graças a Wilhelm Steinitz (1836-1900), provavelmente o maior pensador da história do xadrez. 

Nascido em Praga, na Tchecoslováquia, Steinitz entrou para história também por ter sido declarado o primeiro campeão oficial do mundo, ao derrotar o polonês Johannes Zukertort em 1886, pelo placar de 12,5 a 7,5 (10 vitórias, 5 empates e 5 derrotas). Mais tarde, ele defendeu seu título com sucesso contra Chigorin (duas vezes) e Gunsberg, vindo a perdê-lo para Emannuel Lasker, em 1894.
As ideias de Steinitz mudaram a concepção romântica de jogo dominante em sua época, contribuindo decisivamente para o desenvolvimento da teoria do xadrez, e por isso muitos o consideram, com toda a justiça, o pai do xadrez moderno.

Numa próxima postagem, veremos um resumo das suas ideias.


Steinitz (à direita) jogando xadrez, cercado por espectadores


Nenhum comentário:

Postar um comentário