quinta-feira, 30 de maio de 2019

O XADREZ COMO CIÊNCIA - VII


Muitas coisas poderiam ser ditas sobre Botvinnik, pois sua contribuição para a evolução teórica do xadrez foi realmente enorme. Seu mais famoso pupilo, Garry Kasparov, expõe em suas obras vários comentários sobre o enfoque científico dado ao xadrez por Botvinnik. Com a palavra, o "Ogro de Baku": "O enfoque científico de Botvinnik lhe permitiu criar um sistema de preparação competitiva sem precedentes, que incluía a investigação fundamental de aberturas, o estudo sistemático do estilo de seus oponentes e uma rigorosa análise de suas próprias partidas, com a obrigatória publicação, a fim de que pudessem ser criticadas por outros jogadores" (Meus Grandes Predecessores, Vol. II, 1ª ed., p. 113).


Botvinnik desempenhou um papel essencial na preparação do melhor jogador de todos os tempos, Garry Kasparov, o qual sempre reconheceu com gratidão a ajuda recebida de Botvinnik, referindo-se a ele, em suas obras, como "meu mestre" e "meu professor".


O método de estudos desenvolvido por Botvinnik foi adotado em toda a União Soviética como modelo de treinamento para os jovens enxadristas, e incluía desde a análise de partidas citada por Kasparov até o treinamento de aspectos específicos como rapidez e precisão na anotação, habilidade no manuseio do relógio e manutenção da concentração durante disputas em condições adversas (em ambientes com muito ruído ou contra adversários fumantes, por exemplo). Sem dúvida, graças a esse completo e inovador método de treinamento, Mikhail Botvinnik contribuiu decisivamente para fazer da União Soviética a maior potência mundial do xadrez no século XX, o que o torna merecedor do título de Patriarca do Xadrez Soviético!


Nenhum comentário:

Postar um comentário