segunda-feira, 20 de maio de 2019

SEÇÃO MEMÓRIA


Hoje, dia 20 de maio, é o aniversário de nascimento do 5º Campeão Mundial de Xadrez, Dr. Machgielis (Max) Euwe, nascido na Holanda em 20/05/1901, e falecido em 26/11/1981.


Max Euwe chegou ao topo do xadrez mundial sem abandonar sua profissão de matemático


O estilo de Euwe se caracterizava pelo jogo sólido e por uma grande preparação teórica, principalmente com relação às aberturas, embora ele também dominasse o jogo tático. Ele se tornou campeão do mundo em 1935, ao derrotar o formidável Alekhine pela contagem mínima de 15,5 x 14,5 (9 vitórias, 8 derrotas e 13 empates). Alekhine era o grande favorito para vencer essa disputa, e a conquista de Euwe surpreendeu o mundo do xadrez. Muito se especulou a respeito de uma suposta “má forma” de Alekhine como sendo o motivo da vitória de Euwe no match de 1935, porém alguns especialistas alegam que somente um jogador de primeira categoria teria conseguido derrotar o então Campeão Mundial, de modo que a sua conquista do título foi merecida, ainda mais se levarmos em conta que Euwe, ao contrário da maioria dos jogadores de elite, não era um profissional do xadrez, e sim professor universitário de Matemática. Em 1937, no match-revanche, Alekhine reconquistou o título máximo do xadrez, vencendo Euwe por 15,5 x 9,5.


Euwe vs. Alekhine em partida válida pelo Campeonato Mundial de 1935


Embora não seja um dos campeões mundiais mais populares, sabe-se que a contribuição de Euwe para o desenvolvimento da teoria do xadrez foi imensa, e é importante destacar que ele se tornou o mais prolífico escritor entre todos os campeões do mundo (escreveu mais de 70 livros de xadrez!), produzindo várias obras que foram muito elogiadas pela crítica especializada. Euwe foi também Presidente da FIDE, no período de 1970-1978.
  

Euwe, como Presidente da FIDE, coroando Karpov Campeão do mundo em 1975


O povo holandês tem um grande respeito e reconhecimento por Euwe, e em sua homenagem foi erguido em Amsterdã um edifício denominado Max Euwe Centrum, com museu, biblioteca e várias atividades relacionadas ao xadrez, como seminários, palestras etc. Próximo desse edifício fica localizado um tabuleiro de xadrez gigante, onde as pessoas podem jogar ao ar livre, sem dúvida uma das atrações turísticas da capital holandesa.


Estátua em homenagem a Euwe, em Amsterdã (Holanda)


Xadrez gigante no Max Euwe Centrum


Obrigado pelas suas contribuições ao xadrez, GM Max Euwe! A você, nosso abraço de gratidão!


2 comentários:

  1. Se não estou enganado também coroou Fischer como campeão mundial!

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo, Wagner. Fischer se tornou Campeão Mundial em 1972, no período em que Euwe era o Presidente da FIDE. Ocorreu até um episódio engraçado no momento da coroação de Fischer: Euwe entregou a ele o cheque relativo ao pagamento da premiação e em seguida estendeu a mão para cumprimentá-lo pela conquista do título. Fischer, desconfiado como ele só, pegou o cheque e deixou Euwe "no vácuo", com a mão estendida, e só estendeu a mão depois de conferir se o valor do cheque estava correto!! São os causos engraçados do xadrez!

    ResponderExcluir