sexta-feira, 17 de maio de 2019

SEÇÃO XADREZ NAS ARTES


Como já dissemos em outra publicação, o xadrez  sempre serviu de inspiração para artistas de diferentes épocas elaborarem suas criações.
Hoje, na Seção Xadrez nas Artes, iremos apresentar aos leitores uma obra-prima da pintura, denominada A partida de xadrez.

O quadro, pintado a óleo, foi produzido no ano de 1555, pela pintora renascentista italiana Sofonisba Anguissola (1532-1625). Segundo informações disponíveis no site Wikipédia, a pintura retrata duas irmãs da pintora jogando uma partida de xadrez, sendo observadas por uma criança, que seria uma terceira irmã, e por uma senhora, que provavelmente seria uma serva. 
A irmã mais velha, que olha para a frente com um leve sorriso, parece ter acabado de vencer a partida ao aplicar xeque-mate na sua oponente (está segurando a dama), que está com a mão direita levantada, certamente em sinal de protesto (sempre houve maus e más perdedoras ao longo da história do jogo...)




Tal pintura, além do seu alto valor artístico, possui também um valor histórico, por confirmar a tese de que as mulheres das classes socialmente favorecidas sempre tiveram livre acesso ao jogo de xadrez, mesmo nas épocas mais remotas.
A respeito da prática do xadrez por parte das mulheres durante a Idade Média, o MI e escritor estadunidense Edward Lasker, em seu livro História do Xadrez, nos relata que:
"Não é de admirar que as crianças (tanto meninos como meninas) de famílias nobres aprendessem xadrez bastante cedo e que as damas às vezes se tornassem enxadristas mais fortes do que os cavalheiros de seu conhecimento. 
Para o fim de jogar xadrez, um cavalheiro podia até mesmo visitar uma dama em seu quarto. Dizem que numerosos bons casamentos resultaram dessa prática, o que provavelmente contribuiu muito para a popularidade do xadrez medieval". 

Como seria bom se pudéssemos voltar a essa época, casando com belas e habilidosas enxadristas... por ora, só nos resta sonhar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário