terça-feira, 19 de novembro de 2019

O DUPLO SACRIFÍCIO DE BISPOS


Prezado(a)s amigo(a)s, estamos de volta após alguns dias de pausa nas publicações do blog, pausa que foi realizada justamente para que os leitores tivessem tempo suficiente de reproduzir no tabuleiro todos os 20 sacrifícios de dama apresentados na postagem anterior, sem dúvida um excelente exercício tático... 
Hoje traremos ao conhecimento do público mais um caso emblemático de combinação, que envolve o sacrifício do par de bispos. Trata-se de um sacrifício relativamente raro, cujo exemplo mais famoso foi sem dúvida aquele executado por Emanuel Lasker na sua partida contra Bauer, jogada em Amsterdã no distante ano de 1889. Acompanhemos a posição crítica da partida no diagrama abaixo:


E. Lasker vs. J. Bauer (1889) - Abertura Bird


Nesta partida, o jovem Lasker, de 21 anos, que disputava na ocasião o seu primeiro torneio internacional, conseguiu dispor suas peças de modo agressivo, com os dois bispos apontando diretamente para o rei adversário. Após o fraco lance 13...a6?, por parte das negras, o futuro Campeão Mundial daria início a uma bela sequência de ataque: 14. Ch5! Cxh5 (A combinação começa com o sacrifício do cavalo branco, para desviar o cavalo negro da defesa da casa h7. Ao analisar essa posição em seu livro Meus Grandes Predecessores, volume I, Kasparov comenta que, por incrível que pareça, a posição das negras já está praticamente perdida!).
Seguiu: 15. Bxh7+! (O primeiro bispo é sacrificado!) 15...Rxh7 16. Dh5+ Rg8 17. Bxg7!! (Simplesmente espetacular! Um segundo sacrifício de bispo desmantela a fortaleza do rei negro, e o deixa correndo grande risco).
A partida prossegue: 17...Rxg7 (Não há nada melhor para as negras) 18. Dg4+ Rh7 (Se 18. ...Rf6, as brancas dão mate com 19. Dg5#) 19. Tf3 (Com ameaça de mate) 19...e5 (Única defesa que impede o xeque-mate, mas não evita a derrota) 20. Th3+ Dh6 21. Txh6+ Rxh6 22. Dd7! (A "coroação" da combinação... as brancas ganham uma peça e com ela a partida).


Posição da partida após o vencedor 22. Dd7!


Depois desse último movimento das brancas, o enxadrista Bauer ainda tentou resistir por mais algum tempo, mas enfim se viu obrigado a abandonar, à altura do lance de número 33. Esta é uma das obras-primas combinatórias produzidas pelo formidável Emanuel Lasker! Espero que tenham gostado, até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário