domingo, 24 de novembro de 2019

ARISTÓTELES E ALEXANDRE MAGNO JOGAVAM XADREZ?


Aristóteles de Estagira (384-322 a.C.), ou simplesmente Aristóteles, foi um dos mais importantes e influentes filósofos da história. Ele era natural da Trácia (país da Antiguidade cujo território atualmente se divide entre Bulgária, Grécia e Turquia), mas viveu a maior parte de sua vida na Grécia, em um período em que a filosofia grega atingiu seu apogeu. Seus escritos abrangem diversos assuntos, desde a física até a poesia. Aristóteles teve muitos discípulos, e em 343 a.C. tornou-se o tutor do príncipe Alexandre da Macedônia, na época com 13 anos de idade, que viria a ser o mais célebre conquistador do mundo antigo, passando mais tarde a ser conhecido sob o epíteto de Alexandre Magno (ou Alexandre, o Grande). Mas qual seria a relação existente entre Aristóteles, Alexandre Magno e o xadrez? É isso o que buscaremos elucidar com esta postagem.


Aristóteles ensinando Alexandre, o Grande (gravura de Charles Laplante)


Há um texto que tem circulado em livros, sites e blogs de xadrez e grupos de xadrez no whatsapp, o qual veicula a seguinte informação:

"Em 1950 foi achado o manuscrito árabe de Sarajevo, cópia - ao que parece - de um texto do ano 897. O manuscrito insinua que Aristóteles teria aconselhado seu discípulo, Alexandre Magno, nos seguintes termos: 'Vejo que viajas constantemente. Quando estiveres só, quanto te sentires um estrangeiro no mundo, joga xadrez. Este jogo erguerá teu espírito e será teu conselheiro na guerra'".

Belo conselho, não acham amigo(a)s? Belo, porém falso! Podemos afirmar com toda a certeza que nem Aristóteles nem seu pupilo Alexandre Magno jamais conheceram o xadrez, por uma razão muito simples: eles viveram no século IV a.C., e nessa época nem sequer o chaturanga, o ancestral do xadrez moderno, havia sido inventado ainda! Fontes históricas confiáveis nos indicam que o chaturanga foi inventado na Índia por volta do século VI d.C., e que o xadrez moderno surgiu na Europa, no final do século XV. Assim sendo, é impossível que o jogo tenha sido conhecido na Grécia Antiga. Portanto, o suposto conselho de Aristóteles em relação ao xadrez constitui um caso claro de anacronismo.*


* AnacronismoErro de cronologia que geralmente consiste em atribuir a uma época ou a um personagem ideias e sentimentos que são de outra época, ou em representar, nas obras de arte, costumes e objetos de uma época a que não pertencem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário