quarta-feira, 27 de novembro de 2019

OS REIS SEM COROA - SAMUEL RESHEVSKY


Dando continuidade a nossa série "Os reis sem coroa", dedicada a homenagear os enxadristas mais fortes da história que não chegaram a se tornar campeões mundiais, hoje iremos trazer para o público um pequeno resumo sobre a trajetória do GM Samuel Reshevsky. E você, amigo(a) leitor(a), não perca as contas... até agora, em nossa série "Os reis sem coroa", já falamos a respeito de quatro titãs do tabuleiro: Tchigorin, Tarrasch, Pillsbury e Rubinstein. Reshevsky, portanto, é o 5º homenageado da série. Vamos a ele!


SAMUEL RESHEVSKY


Samuel Reshesky nasceu na Polônia, no dia 26 de novembro de 1911. Ele foi, provavelmente, a mais famosa criança-prodígio da história do xadrez. Algumas fontes afirmam que o pequeno Samuel aprendeu a jogar aos 3 anos (!!), mas outros autores, como Kasparov, dizem que ele aprendeu o xadrez aos 5 anos, apenas olhando os membros de sua família jogarem. A partir dos 6 anos, ele começou a realizar simultâneas contra 20 jogadores ou mais, o que causou um grande alvoroço. Os pais de Samuel, orgulhosos e surpresos com a precocidade do garoto, começaram a excursionar por toda a Europa, mostrando o talento do filho em exibições públicas. No ano de 1920, a família de Reshevsky emigrou para os Estados Unidos, onde fixaria residência. Depois de viajar por quase quatro anos, percorrendo várias cidades norte-americanas para dar exibições, Reshevsky teve que interromper sua carreira de criança prodígio para se dedicar aos estudos: parece mentira, mas até os 12 anos ele nunca havia pisado em uma escola! Ele só voltaria a competir em alto nível na década de 1930, quando retornou aos tabuleiros para se tornar um dos mais fortes jogadores do mundo!


O menino Reshevsky disputando uma simultânea


Durante os anos de 1935 a 1950, Samuel Reshevsky jogou em 14 grandes torneios e venceu metade deles. Nesse período, ele terminou abaixo do 3º lugar apenas uma vez, no fortíssimo torneio de AVRO (1938). Este registro é ainda mais notável se levarmos em consideração que Reshevsky não era um enxadrista profissional, já que exerceu a profissão de contador. O ápice da sua carreira ocorreu em 1948, quando Reshesky esteve entre os cinco aspirantes ao título mundial que disputaram o match-torneio organizado pela FIDE para determinar quem seria o sucessor de Alekhine, que havia morrido de posse do título. Infelizmente as coisas não foram bem para ele, que finalizou o torneio dividindo o 3º-4º lugar com Keres, com 10,5/20,0 pontos. A competição foi vencida pelo soviético Botvinnik, que se proclamou o 6º Campeão Mundial de xadrez. Mesmo após esse aparente fracasso, Reshevsky se manteria entre os melhores enxadristas do Ocidente por mais de duas décadas!


Samuel Reshevsky (1911-1992)
     

Outros dois acontecimentos marcantes da carreira de Reshevsky foram o match disputado contra o jovem Bobby Fischer em 1961, que terminou empatado após 11 jogos (duas vitórias para cada lado e mais sete empates), e o match da seleção da União Soviética contra a seleção do resto do mundo, disputado em Belgrado no ano de 1970, em que Reshevsky ocupou o 6º tabuleiro, tendo a oportunidade de enfrentar o formidável Smyslov. Reshevsky continuaria jogando em alto nível até a década de 1980, mas então, no dia 04 de abril de 1992, ele faleceu em Nova Iorque, aos 80 anos de idade. Como vimos fazendo até agora, concluiremos nossa homenagem a esse grande campeão do passado com uma de suas mais célebres partidas, na qual ele supera o ex-Campeão Mundial Capablanca no torneio de Margate (1935), vitória que valeu a Reshevsky o 1º lugar da competição: 



Nenhum comentário:

Postar um comentário