quinta-feira, 7 de novembro de 2019

OS REIS SEM COROA - AKIBA RUBINSTEIN


Dando continuidade a nossa série "Os reis sem coroa", dedicada aos enxadristas mais fortes da história que não chegaram a se tornar campeões mundiais, hoje falaremos um pouco a respeito da vida e da carreira do genial Akiba Rubinstein, outro gigante dos tabuleiros.


AKIBA RUBINSTEIN


Akiba Rubinstein (1882-1961) foi um formidável enxadrista da primeira metade do século XX. Esteve entre os melhores do mundo de sua época. Detentor de uma técnica superior, a influência de sua maestria se faz sentir até os dias atuais.
Nascido na Polônia, no seio de uma família judia, Rubinstein começou a se dedicar seriamente aos torneios em 1903. Seu virtuosismo cresceu a partir de 1907, e em 1912 ele venceu cinco grandes torneios consecutivos, motivo pelo qual aquele ano ficou conhecido como o "Ano de Rubinstein" (ver matéria publicada aqui no blog: https://batalhadementes.blogspot.com/2019/08/o-ano-de-rubinstein.html)
Nessa época Rubinstein estava claramente no seu auge, e começou a negociar com Emanuel Lasker um encontro pelo Campeonato Mundial. Infelizmente, ele foi muito mal no célebre torneio de São Petersburgo de 1914, e com isso perdeu seu possível apoio. Pouco tempo depois, eclodiu na Europa a I Guerra Mundial, que paralisou as atividades do mundo do xadrez. Quando o conflito terminou, em 1918, Rubinstein já não tinha a mesma força de antes; sua melhor fase já havia passado, e por essa razão o desafio pelo título mundial acabou perdendo o sentido, já que havia concorrentes mais fortes almejando a coroa, como Capablanca e Alekhine.



Akiba Rubinstein (1882-1961)



Mesmo tendo experimentado um declínio na sua força de jogo, na Olimpíada de Hamburgo, em 1930, Rubinstein, aos 48 anos, realizou um outro feito espetacular: ele conseguiu a medalha de ouro no primeiro tabuleiro jogando pela equipe polonesa, com 13 vitórias e 4 empates! Vale destacar que essa foi a única vez em que a Polônia se coroou campeã olímpica. Na Olimpíada seguinte (Praga-1931), jogando novamente no primeiro tabuleiro, Rubinstein obtém a medalha de prata, sendo superado apenas pelo então Campeão Mundial Alekhine.
Retira-se das competições em 1932, por causa de transtornos mentais (provavelmente esquizofrenia), e depois disso nunca mais pôde exibir sua antiga genialidade. Sua contribuição para a teoria do xadrez foi enorme, havendo muitas linhas e esquemas de jogo que foram idealizadas e postas em prática por ele. Para finalizar nossa matéria, vamos desfrutar um pouco do talento de Rubinstein assistindo à partida mostrada no vídeo a seguir, em que ele derrota ninguém menos que o todo-poderoso José Raul Capablanca!



Nenhum comentário:

Postar um comentário