terça-feira, 19 de novembro de 2019

A JUDIT POLGAR PARAIBANA!


Foi realizado, no último final de semana, em João Pessoa-PB, o Aberto do Brasil Memorial Machado de Assis, um torneio de ritmo clássico, promovido pela Federação Paraibana de Xadrez. O evento contou com a participação de 90 jogadores, de vários estados do Brasil. O campeão da prova, após 6 rodadas, foi o veterano MF Francisco Cavalcanti, que chegou isolado em 1º lugar com 5,5 pontos, confirmando sua condição de uma grandes forças do xadrez nordestino. Completando o pódio, vieram o MN Rafael Cabral (2º) e o MF Luismar Brito (3º), empatados com 5,0 pontos. Porém, o maior destaque da competição foi sem dúvida a ótima atuação da adolescente Sara Soares de Medeiros, de 15 anos, da cidade de Várzea, no sertão paraibano. Sara, que já havia tido uma atuação destacada em outro Aberto do Brasil, realizado em Natal-RN, no mês de junho (https://batalhadementes.blogspot.com/2019/06/paraibanos-brilham-em-natal.html), repetiu a boa campanha no Memorial Machado de Assis, finalizando o torneio na 11ª colocação geral, com 4,0 pontos em 6,0 possíveis, à frente de alguns titulados e, o que é mais impressionante, sem conhecer derrota, com 2 vitórias e 4 empates!  


Sara Soares enfrentando o ex-Campeão Paraibano Francisco Dantas


Com exceção do seu adversário da 1ª rodada, que não tinha rating FIDE, todos os outros oponentes de Sara possuíam um rating superior a 1900, e dois deles, Gabriel Victor da Silva e Alexsandro Barros de Lima, detinham um rating superior a 2000! Mesmo assim, Sara não se intimidou e mostrou segurança diante de seus capacitados adversários, empatando suas partidas com Gabriel, com Alexsandro e ainda com Francisco Dantas, o Campeão Paraibano de 2013. Com esses resultados positivos, a jovem paraibana terminou em 1º lugar na categoria feminino, à frente da favorita Suzana Chang, ex-Campeã Brasileira, conquistando quase 80 pontos de ELO FIDE! Como se não bastasse tudo isso, Sara ainda conquistou uma das 05 vagas para a disputa do Campeonato Paraibano de 2019, que está programado para acontecer em dezembro.


Sara Soares, Campeã feminina, ao lado do Campeão geral, MF Francisco Cavalcanti


Depois da sua bela performance no Memorial Machado de Assis, a adolescente de Várzea já começa a ser chamada, em alguns grupos de xadrez do whatsapp, de "Judit Polgar paraibana", pois, guardadas as devidas proporções, assim como a lendária Grande Mestra húngara, considerada a melhor enxadrista da história, Sara é uma das poucas mulheres que conseguem obter bons resultados mesmo competindo contra os homens. Graças a sua juventude, disciplina e determinação nos treinamentos e inegável talento natural, a nossa Judit certamente tem tudo para continuar evoluindo e para alçar voos ainda mais altos, com chances de quem sabe ingressar, no futuro, na equipe brasileira olímpica de xadrez feminino! Iremos torcer para que esse fato se concretize e aguardar os próximos feitos notáveis da nossa talentosa conterrânea. Até lá, continuaremos acompanhando a trajetória de Sara e esperamos que ela brilhe cada vez mais nos tabuleiros. Parabéns, Sara "Polgar"! Viva o xadrez feminino!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário