quarta-feira, 13 de novembro de 2019

O SACRIFÍCIO DE DAMA


Finalmente chegou a hora de mostrarmos uma linda combinação! E essa combinação envolve o sacrifício da dama, a peça mais poderosa do jogo de xadrez, e por isso mesmo é considerado o mais espetacular sacrifício de todos, embora eu não concorde com essa opinião (em outra postagem explicarei o porquê disso). Vamos lá: a posição mostrada na imagem abaixo ocorreu na partida entre Edward Lasker e George Thomas, jogada em Londres, no ano de 1911.




Na posição do diagrama, a vez de jogar pertence às brancas, e elas realizam o surpreendente lance 11. Dxh7+!!, sacrificando a dama por um peão e obrigando o rei negro a capturá-la para permanecer vivo na partida. Após a captura 11... Rxh7, que é obrigatória, as brancas jogam 12. Cxf6+ (xeque duplo e a descoberto), ao que as negras são obrigadas a jogar 12... Rh6, pois se levarem o rei à casa h8, a outra fuga possível, elas levam mate com Cg6#. A combinação prossegue com 13. Ceg4+ Rg5 14. h4+ Rf4 15. g3+ Rf3 16. Be2+ Rg2 17. Th2+ Rg1 e 18. Rd2 mate!!
Impressionante, não? Estamos diante de um belíssimo sacrifício de dama, em que as brancas obrigaram o rei preto a atravessar todo o tabuleiro, partindo da casa g8 e indo até a casa g1, onde levou xeque-mate. Observe o leitor que todos os lances das pretas foram forçados, isto é, eram os únicos movimentos que podiam ser feitos na posição! Esta é a essência da combinação: um sacrifício de peça(s) combinado com uma sequência forçada de lances (daí o nome combinação), levando o lado ativo a ganhar uma vantagem ou aplicar o xeque-mate, e produzindo o efeito estético que enche nossos olhos com a beleza do xadrez! Será que alguém ainda duvida que o xadrez é uma arte??

A partida completa entre Edward Lasker e George Thomas pode ser visualizada clicando aqui: https://www.chessgames.com/perl/chessgame?gid=1259009&fbclid=IwAR30EtWvDkk4son7apIPzYGbDS-mlbfQCWYpsmL6NVdF1_c_L8H3uBOFJNg

Nenhum comentário:

Postar um comentário