sexta-feira, 22 de novembro de 2019

OS PRÊMIOS DE BELEZA NO XADREZ


O prêmio de beleza é uma distinção excepcional que recompensa uma partida pelos seus aspectos estéticos, brilhantes e espetaculares.
"As pessoas que não vivem no mundo do xadrez custam a entender o conceito de beleza do nosso jogo. Há, entretanto, características bem definidas sobre as condições que uma partida deve ter para receber um prêmio de beleza: 

A correção: As jogadas devem ser as mais corretas possíveis por parte do jogador que recebe o prêmio. O jogo tático predomina sobre o planejamento estratégico.

A dificuldade: A partida é tanto mais bela quanto mais difícil for descobrir as jogadas ganhadoras.

A originalidade: O esbanjamento imaginativo deve ser um elemento essencial em um prêmio de beleza.

Este prêmio se outorgou pela primeira vez no torneio de Nova Iorque, em 1876, a Bird, por sua partida contra Mason, ao passo que o primeiro prêmio de beleza outorgado em um encontro oficial foi recebido por Steinitz pela sua partida número oito do Campeonato do Mundo, contra Chigorin, em 1889."

FONTE: O xadrez dos Grandes Mestres: 400 conselhos para melhorar seu nível enxadrístico. MANZANO, A. L.; GONZÁLEZ, J.M. Porto Alegre: Artmed, 2002.




Segue o link para acessar a partida entre Steinitz e Chigorin, que ganhou o primeiro prêmio de beleza em torneios oficiais: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário