terça-feira, 11 de junho de 2019

ARTIGO DE XADREZ #3


O grande feito da enxadrista Sara Medeiros, da pequenina cidade de Várzea, no sertão paraibano, continua repercutindo positivamente Brasil afora. Conforme noticiado anteriormente aqui no blog, a garota Sara, de apenas 14 anos de idade, obteve uma atuação brilhante no Aberto do Brasil Xadrez Potiguar, realizado no último final de semana, em Natal-RN.

Entusiasmado com o desempenho excepcional da jovem na referida competição, o renomado treinador e grande difusor do xadrez na região de Patos, Severino Amâncio de Morais Neto, mais conhecido como Biu do Xadrez, escreveu um artigo enaltecendo a façanha de Sara e exaltando o seu potencial enxadrístico, artigo este que o blog Batalha de Mentes tem a satisfação de publicar na íntegra! Boa leitura a todo(a)s!



Enxadrista da equipe de Patos é destaque em competição nacional e torna-se a primeira garota-prodígio do xadrez brasileiro¹

                                  Por Severino Amâncio (Biu do Xadrez)

 

Sara Soares de Medeiros, natural da cidade de Várzea, estado da Paraíba, região Nordeste do Brasil, aluna do 9º ano do ensino fundamental da EMEIF Sandoval Rubens de Figueiredo, localizada no município natalício, filha de Isaac Soares de Medeiros e Girlane Geovani de Araújo fez história no último fim de semana na cidade de Natal-RN.
A dedicada jogadora de xadrez de apenas 14 anos teve uma atuação extraordinária no Aberto de Xadrez Potíguar, evento realizado nos dias 07, 08 e 09 de junho no Othon Suites Hotel da capital norte-riograndense, atingindo um nível de desempenho nunca antes ocorrido por uma mulher no cenário esportivo nacional da modalidade, tendo 100% de aproveitamento nas partidas disputadas. Neste torneio apenas a competidora da equipe patoense e o MF Francisco Cavalcanti, campeão do torneio internacional alcançaram tal feito...


O evento contou com a participação 72 enxadristas de 2 países (Brasil e Espanha), além de 08 estados brasileiros representados de 4 regiões do nosso território. Jogadores do Ceará, Distrito Federal, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo estiveram na disputa pelas as 2 vagas ofertadas para a semifinal do Campeonato Brasileiro Absoluto.
Vale destacar que a jovem prodígio do xadrez nacional já havia participado em Patos na sexta 07, das 08h às 14h da Etapa Regional dos Jogos Escolares, na Fundação Ernani Satyro, conquistando de forma invicta o tetracampeonato deste certame, com 6 vitórias em 6 partidas disputadas. Desta forma garantiu a vaga para a Etapa Estadual, Categoria B, onde buscará o tricampeonato e a automática seleção na Etapa Nacional dos Jogos Escolares da Juventude.


Assim sendo, a nossa guerreira prodígio não pôde participar das 2 primeiras rodadas do certame nacional da capital potiguar, mesmo assim com 2 rodadas a menos, obteve a 7ª colocação na classificação geral. Também foi a vice-campeã, o melhor jogador sub-18 e também o melhor com rating abaixo de 1800. Sara já obteve também excelente desempenho nas duas competições nacionais em nível escolar anteriormente disputadas em João Pessoa e Curitiba em 2016 e 2017, obtendo o 7º e 6º lugares respectivamente. Após o revés ocorrido na Etapa Estadual em 2018, a mesma passou a empreender um novo ritmo de estudo de forma autodidata e agora mostra sua força para o mundo.


Ressaltamos que o rating performance de Sara neste torneio chegou a 2636, superando de longe os melhores ratings performances alcançados pelos jogadores patoenses, Severino Amancio (2044 no X Memorial Bobby Fischer, obtido em março de 2019) e Brenno Bernardo (2015 no IX Memorial Bobby Fischer, obtido em março de 2018. Com este expressivo resultado computará 103 pontos no seu rating internacional e saltará da 10ª posição no ranking oficial de xadrez convencional dos jogadores de Patos para a 4ª melhor classificada, superando enxadristas históricos do xadrez patoense tais como Francinaldo Rodrigues, Wérber César, Wézio Ferreira, Caio Esacarião, Frankleno França e Gutemberg Júnior. Resta para ela superar apenas os veteranos da modalidade Brenno Bernardo, Severino Amancio e Pablo Costa, os três primeiros colocados do ranking patoense constante do site www.fide.com, sítio oficial da Federação Internacional de Xadrez.


Sua irmã mais nova Yasmin Soares de Medeiros também segue os passos da supercampeã Sara e alcançou na última quinta 06, o inédito título da Etapa Regional dos Jogos Escolares da Paraíba Categoria A e também representará nossa Regional nos Jogos Escolares da Paraíba Etapa Estadual e buscará a classificação para a Etapa Nacional e também participou do Aberto de Xadrez Potíguar com resultados de grande relevância.


Salientamos que o feito de Sara é o maior feito de um enxadrista da Patos e de sua região metropolitana. É o maior feito de uma mulher no cenário enxadrístico nacional da modalidade e também traz à tona mais um prodígio da história do xadrez. Nada a dever em relação a Fischer, Mequinho, Judit Polgar e Magnus Carlsen. O xadrez mundial foi atingido por um meteoro feminino de força descomunal e aterrissou às margens de Ponta Negra. O tempo, senhor de todas as verdades, naturalmente comprovará estas últimas palavras aqui escritas pelo entusiasta da Ginástica da Inteligência, Severino Amancio de Morais Neto – Biu do Xadrez, contato (83) 99679-7335.


Sara Soares (ao lado do Presidente da FPBX), garota-prodígio do xadrez nacional

¹ Artigo originalmente publicado no site da fundação Ernani Sátyro, da cidade de Patos-PB, com o título: Enxadrista da equipe de Patos é destaque em competição nacional e torna-se a primeira mulher-prodígio do xadrez brasileirohttps://www.funes.pb.gov.br/2019/06/enxadrista-da-equipe-de-patos-e-destaque-em-competicao-nacional-e-torna-se-a-primeira-mulher-prodigio-do-xadrez-brasileiro/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário