sexta-feira, 28 de junho de 2019

SEÇÃO MEMÓRIA


Hoje, dia 28 de junho, rememoramos o aniversário da morte do genial Mikhail Tal, o ilustre "Mago de Riga", falecido no ano de 1992, em um hospital de Moscou. Queremos prestar uma justa homenagem a este que talvez seja o  mais carismático enxadrista de todos os tempos, e que deve ser lembrado não só pelas suas qualidades enxadrísticas, mas também pelas suas qualidades humanas.


O jovem Mikhail Tal


Tal sagrou-se Campeão do mundo em 1960, ao vencer um match contra Mikhail Botvinnik, tornando-se assim o 8º na lista de campeões  mundiais de xadrez. Além de ter ficado famoso por seu jogo ousado e pleno de imaginação, caracterizado por ataques e sacrifícios brilhantes, Mikhail Tal era admirado por sua simplicidade, senso de humor refinado e caráter amigável. Ele se destacava também por sua extraordinária memória; aliás, praticamente todos os grandes jogadores de xadrez possuem ou possuíram uma memória fora do comum. A de Tal, por exemplo, era simplesmente assombrosa. Vejamos o episódio abaixo, retirado do livro biográfico "Mihail Tahl", do MF iugoslavo D. Bjelica (Coleção Reyes del ajedrez, 1992, p. 12). Referindo-se a Tal, escreve Bjelica: 

"Com três anos já havia começado a ler. Lia uma página e depois tentava repeti-la. Muitos anos mais tarde, depois do torneio de Zurique de 1957, surpreendeu a todos com sua magnífica memória. Havia jogado naquela ocasião 38 partidas simultâneas. Depois de ganhar o torneio, aproximou-se dele o enxadrista Mayer, que havia ganhado sua partida, e lhe fez um comentário.
- Mas eu podia ter feito melhor na jogada 17 - respondeu Tal...
- Não me diga que recorda toda a partida - admirou-se Mayer.
- Recordo todas as partidas - respondeu tranquilamente Tal.
É claro que ninguém acreditou nele. Se fez então uma aposta. Tal tomou um lápis e escreveu todas as jogadas das 38 partidas, sem sequer olhar para o tabuleiro
" (traduzido do espanhol).



Mikhail Tal na idade madura


Fumante compulsivo e sofrendo de sérios problemas renais que o fizeram passar por 12 cirurgias ao longo da vida, mesmo com os problemas de saúde Tal conseguiu alcançar formidáveis resultados competitivos: tornou-se Campeão Mundial aos 24 anos de idade (o mais jovem da história até então), ganhou mais vezes que nenhum outro jogador o Campeonato da União Soviética (com frequência mais forte que qualquer Interzonal), mantendo-se durante 30 anos na elite do xadrez mundial, com ELO sempre superior a 2.600, vencendo diversos torneios e mantendo-se invicto em longas séries de partidas oficiais. 

Um detalhe que poucos conhecem a respeito de Mikhail Tal é que ele nasceu com uma má formação congênita na mão direita, conhecida na área médica pelo nome de sindactilia complexa. "Em sua mão direita, o dedo mínimo e o anular se fundiam, assim como o indicador e o dedo médio. O efeito disso era que ele parecia ter dois dedos grossos e um polegar", escreve Yasser Seirawan em seu livro Duelos de xadrez: minhas partidas com os campeões mundiais. Geralmente nas fotos de Tal só enxergamos sua mão esquerda, já que a mão direita ele fazia o possível para esconder, talvez por vergonha ou constrangimento.

 
Mão direita de Tal, apresentando deformidade congênita
  
Infelizmente, esse gênio dos tabuleiros nos deixou muito cedo, com apenas 55 anos de idade. Mas ele continuará sendo lembrado para sempre pelos amantes do nobre jogo, principalmente pelos fãs do xadrez agressivo, voltado para o ataque e para as complicações táticas.
Atualmente, seus restos mortais jazem sepultados na sua amada Riga natal, mas seu espírito, que certamente permanece vivo, continuará amando e se deleitando com o xadrez pelo resto da eternidade! Obrigado por tudo, GM Mikhail Nekhemevich Tal!!



Um comentário: