sábado, 15 de junho de 2019

SEÇÃO PARTIDAS GENIAIS


O grande jogador e escritor cearense Ronald Câmara, em seu clássico livro Peões na sétima (1960), menciona a expressão "partidas bastardas" para se referir às "partidas de desenrolar totalmente diverso do estilo de jogo habitual de seus contendores".

Na Seção Partidas Geniais de hoje, iremos apreciar uma partida que pode perfeitamente ser qualificada como "bastarda", devido às suas particularidades. Nela, o Grande Mestre estadunidense Samuel Reshevsky, reconhecidamente um enxadrista de estilo posicional sólido, executa vários sacrifícios brilhantes de peças para dar mate ao rei adversário, desviando-se assim do seu estilo de jogo habitual, conforme assinala Câmara em sua obra. Os comentários do jogo, feitos pelos GMs Reshevsky e Fine, foram retirados do livro Manual de Xadrez, de Idel Becker. Vamos à partida:


Samuel Reshevsky vs. Arnaldo Vasconcellos 
                   Boston (EUA), 1944





Que partida fantástica, hein amigos? Sem dúvida, uma obra-prima do jogo combinatório, que poderia ter sido assinada por qualquer um dos maiores gênios táticos da história do xadrez!


GM Samuel Reshevsky (1911-1991)

Nenhum comentário:

Postar um comentário