segunda-feira, 17 de junho de 2019

SEÇÃO MEMÓRIA


Na Seção Memória de hoje, registramos o aniversário de morte do brilhante enxadrista estadunidense Harry Nelson Pillsbury, falecido a 17 de junho de 1906.
Pillsbury, apesar da curta carreira, é considerado um dos maiores gênios da história do xadrez. Foi um extraordinário jogador tático e um especialista em partidas às cegas. Ele se tornou uma celebridade do mundo enxadrístico em 1895, quando venceu o famoso torneio de Hastings, o mais importante torneio do século XIX e um dos maiores de todos os tempos. Na ocasião, com apenas 22 anos de idade, Pillsbury superou o então Campeão Mundial, Emanuel Lasker, o ex-Campeão Mundial, Steinitz, e os formidáveis competidores Tarrasch e Chigorin. 


Harry Nelson Pillsbury (1872-1906)


Talvez a característica mais marcante de Pillsbury tenha sido sua prodigiosa memória. Com efeito, ele protagonizou as mais impressionantes demonstrações de capacidade mnemônica de que se tem notícia. A esse respeito, o jornalista britânico Daniel Johnson, no seu livro Rei Branco e Rainha Vermelha, relata que: "Para complementar sua magra renda, Pillsbury tornou-se supremo no xadrez às cegas, fazendo simultâneas por toda a Europa, incluindo uma em Hanover contra 21 adversários com nível de mestre. Sua especialidade era jogar 12 partidas de xadrez, seis de damas e uma de whist duplo (um precursor do bridge) ao mesmo tempo - e tudo sem olhar para as peças. 'Ele podia interromper a sessão para um intervalo e, ao retomar, prontamente anunciar as posições de cada tabuleiro e, se instado a fazê-lo, citar os movimentos de um jogo específico desde o princípio' ".

Na época, os esforços exigidos para essas proezas de memória sem precedentes foram apontados como a causa para a morte precoce do jovem mestre, porém se sabe que a verdadeira causa da sua morte foi a sifílis, doença sexualmente transmissível para a qual ainda não havia cura. Mesmo doente, Pillsbury continuou participando de torneios; contudo, à medida que a doença evoluía, seus resultados competitivos foram decaindo, até que ele veio a falecer em 1906, com apenas 33 anos de idade, tendo sobrevivido seus últimos anos graças à caridade de amigos e admiradores.


Pillsbury era dotado de uma memória fenomenal

Nenhum comentário:

Postar um comentário