domingo, 29 de setembro de 2019

FESTA DO XADREZ EM ALAGOA GRANDE


Foi realizado na manhã e tarde de hoje (29/09) o tradicional Aberto de Xadrez de Alagoa Grande-PB, organizado pelos membros do clube de xadrez local, sob a direção de Antônio Sobral e arbitragem de Ivanilsom Pereira. Apesar de não termos comparecido ao torneio, por motivos de ordem pessoal, recebemos informações de que o Aberto de Alagoa Grande foi uma bonita festa do xadrez, com a presença de 45 enxadristas na categoria absoluto e mais 19 enxadristas na categoria sub-16, totalizando o expressivo número de 64 participantes.

Após 6 rodadas, os premiados foram:

Campeão: MN Luiz Antônio Tomaz
Vice-Campeão: Rodrigo Wanderley
3º lugar: Fagner Lima
lugar: Nilo Gomes
lugar: MN Evandro Rodrigues
lugar: Francinaldo Rodrigues
Melhor veterano: MF Francisco Cavalcanti
Melhor feminino: Sara Soares
Melhor sub-1900: Pablo Vieira
Melhor sub-1800: Davi Marcelino
Melhor sub-1700: Petrov Baltar
Melhor sub-16: Yasmin Soares
Melhor alagoagrandense: Edison Sobral 

Parabenizamos a todos os envolvidos nesse belo evento esportivo, em especial aos  responsáveis pela organização do torneio, que já está consolidado, juntamente com o Torneio de Esperança-PB, como a principal competição enxadrística do interior paraibano. Segue o link do torneio no site Chess Results, bem como algumas fotos do evento.

Link do torneio: http://chess-results.com/tnr475150.aspx?lan=10


Os alunos do Prof. Joaquim, de Esperança-PB, em Alagoa Grande-PB








  
Os belos troféus confeccionados por Joabe Bonfim

Os três primeiros colocados na categoria Sub-16

O campeão do torneio, Luiz Tomaz, ao lado do diretor da prova, Antônio Sobral

PENSAMENTO DO DIA


"Se houvesse em xadrez opiniões mais concordes do que discordes, de há muito que esse jogo estaria banido das atividades intelectuais do homem. Pelo motivo de cada um pensar de um modo, e querer provar ao seu adversário estar com a razão, é que o xadrez sobrevive e se estende através dos séculos, dando oportunidades de satisfazer à inteligência e à perspicácia, quase sempre, mas, outras vezes, à vaidade e ao amor próprio, atributos que acompanharão, por certo, o gênero humano em sua existência" (MN Orfeu Gilberto D'Agostini).


Quadro "A partida de xadrez", de Lucas van Leyden (1508)
 

sábado, 28 de setembro de 2019

COPA DO MUNDO: DING E RADJABOV NA FINAL!


A Copa do Mundo de Xadrez de 2019 está se aproximando do seu momento decisivo, o momento em que saberemos quem será o campeão dessa importante competição! Dos 128 participantes que iniciaram o torneio, agora restam apenas dois, que irão disputar a tão esperada final!
No dia de ontem (27/09), o primeiro finalista da Copa do Mundo foi conhecido: Teimour Radjabov, do Azerbaijão. O compatriota de Kasparov derrotou o francês Maxime Vachier-Lagrave, que era considerado o favorito para vencer o match, pelo placar de 1,5 X 0,5, ainda na fase das partidas de ritmo clássico.


T. Radjabov eliminou MVL e avançou para a final da Copa do Mundo


A primeira partida entre o francês e o azéri acabou com um empate tranquilo, em 31 lances. Na segunda partida, jogando com as brancas, Radjabov deu início a um forte ataque na ala do rei, mas MVL mostrou habilidade na defesa. Contudo, na continuação, Radjabov conseguiu ganhar um peão e colocou cada vez mais pressão contra a posição das negras, até que, no lance 44, Vachier-Lagrave "capivarou" e jogou Tf5??, entregando uma torre, erro que o fez abandonar no ato! É, parece que já vimos esse filme antes com outros GMs, não é mesmo?


Posição do jogo entre Radjabov e MVL após o lance 44. ...Tf7-f5??, que perde a torre


Já o confronto da outra semifinal, entre os chineses Yangy Yu e Liren Ding, foi mais equilibrado. Depois de dois empates nas partidas clássicas, o match foi para a decisão no desempate de partidas rápidas. A primeira partida rápida também terminou empatada, mas no segundo jogo, em uma variante aguda da Abertura Inglesa, Ding, jogando de brancas, obteve a vantagem da qualidade no lance de n.º 19, e a partir daí passou a administrar sua vantagem material, obrigando o oponente a se render no lance 45. Com esse resultado, Liren Ding manteve sua fama de "imbatível" e conquistou a segunda vaga na final da Copa do Mundo, sendo apontado como favorito para ganhar o título da competição.


Liren Ding eliminou seu compatriota Yangyi Yu no tie-break


  

De acordo com o regulamento da Copa do Mundo, os dois finalistas estão automaticamente classificados para jogar o Torneio de Candidatos do ano que vem, que também terá lugar na Rússia. Amanhã (29/09) será dia de descanso, e a primeira partida da final será jogada na segunda-feira, 30/09. Também na segunda-feira será disputado o match pelo 3º lugar, entre Yu e Vachier-Lagrave. Ambos os matchs consistem em quatro partidas clássicas, e, se necessário, serão concluídos no tie-break. Boa sorte aos dois finalistas e que vença o melhor! 
                                                       

sexta-feira, 27 de setembro de 2019

O CONSELHO DE CAPABLANCA


José Raul Capablanca foi uma das figuras mais admiráveis da história do xadrez. Era um enxadrista de força extraordinária, e foi provavelmente o melhor jogador de xadrez relâmpago de todos os tempos. A sua habilidade nos finais de jogo também tornou-se lendária, fruto de um entendimento posicional superior. É sabido que Capablanca sempre atribuiu muita importância aos finais. No seu livro Lições elementares de xadrez, o mestre cubano defende a ideia de que só faria sentido estudar as fases de abertura e meio-jogo se o enxadrista pudesse relacioná-las com o final. Um pouco mais adiante, na mesma obra, ele escreve que "para aperfeiçoar-se no xadrez deve estudar-se, antes de tudo, o final, pois este pode estudar-se e aprender por si somente, enquanto o meio-jogo e a abertura unicamente devem estudar-se com relação ao final". Esta afirmação sem dúvida constitui uma crítica a todos aqueles amadores que, querendo se aperfeiçoar na prática da Arte de Caíssa, concentram todo o seu tempo e energia no estudo da abertura e do meio-jogo, e se esquecem de estudar a fase da partida que, na visão de Capablanca, é a mais importante. Portanto, se o(a) leitor(a) deseja melhorar seu nível de habilidade no xadrez, siga o conselho de Capablanca: estude os finais!!


Capablanca era um exímio finalista

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

COPA DO MUNDO: SEMIFINAIS EM ANDAMENTO


A Copa do Mundo de Xadrez que vem sendo disputada na cidade de Khanty-Mansyisk, na Rússia, está cada vez mais emocionante! Ontem (25/09) foram definidos os semifinalistas da competição, em partidas dramáticas, marcadas por erros graves! Confira agora um resumo do que aconteceu nas quartas-de-final do torneio:


Maxime Vachier-Lagrave 2,5 X 1,5 Levon Aronian


No confronto entre Maxime Vachier-Lagrave e Levon Aronian, após dois empates nas partidas clássicas, ocorreu um terceiro empate, na primeira partida rápida do tie-break. Na segunda partida, o GM armênio, jogando com as peças negras, resolveu  realizar um ousado sacrifício da qualidade (torre por cavalo), com o objetivo de criar um perigoso ataque contra o rei do adversário. Porém, na execução do ataque, ele cometeu algumas imprecisões, e o GM francês aproveitou para conquistar uma vantagem decisiva, que lhe deu a vitória no match e o fez avançar para as semifinais.


Liren Ding 1,5 X Alexander Grischuk 0,5

Jeffery Xiong apresentou um comportamento exemplar após a derrota para Radjabov


Tudo foi mais tranquilo para Liren Ding e Teimour Radjabov, que derrotaram Alexander Grischuk e Jeffery Xiong, respectivamente, pela contagem de 1,5 X 0,5, ainda na fase das partidas clássicas. Após Xiong ter sido eliminado, o comportamento exemplar do Grande Mestre estadunidense chamou a atenção de todos, e foi enaltecido em uma crônica escrita pelo jornalista espanhol Leontxo Garcia. No seu texto, Garcia elogiou a postura resiliente e polida do jovem de 18 anos perante a derrota, "totalmente oposta à atitude habitual de 99% dos jogadores de elite", com seus ataques de ira depois das derrotas. Acredito que saber perder com dignidade é uma das virtudes mais importantes de qualquer enxadrista, e Xiong demonstrou que possui essa qualidade, a qual deveria ser a regra em nosso esporte, e não a exceção. Parabéns, Xiong! Sem dúvida, você tem um futuro brilhante pela frente!!


Yangyi Yu 5 X 4 Nikita Vitiugov

  
Mas o embate mais acirrado e dramático das quartas-de-final da Copa do Mundo foi o duelo entre o chinês Yangyi Yu e o russo Nikita Vitiugov, representantes de duas das maiores potências enxadrísticas do mundo. Esse foi o confronto que teve o maior número de partidas disputadas, 9 no total. Depois de dois empates nos jogos de ritmo clássico, aconteceram mais dois empates no ritmo rápido, e aí a disputa partiu para a decisão no blitz (haja coração, amigo!). Na fase de blitz, Yu venceu a primeira partida e perdeu a segunda; como a quarta e a quinta terminaram empatadas, o match foi decidido no 5º jogo, o famoso Armageddon, em que Vitiugov jogava por um empate para se classificar. Depois de capturar dois peões limpos na abertura, tudo levava a crer que o russo seria o vencedor, mas, ao ganhar material, ele acabou atrasando o seu desenvolvimento. Após algumas trocas, o chinês soube posicionar suas peças restantes de maneira muito mais ativa, colocando o seu adversário numa posição totalmente passiva, com as torres desconectadas e sem qualquer oportunidade de contra-jogo. Por fim, Yu ganhou uma peça, sacramentando uma grande vitória de virada e conquistando a última vaga para as semifinais! Depois de estar tão perto da classificação, Vitiugov expôs sua frustração ainda no salão de jogo: um vídeo que tem circulado na internet mostra o jogador russo desolado, com expressão de grande tristeza e sofrimento no rosto após ter sido eliminado. Veja o vídeo aqui: https://www.facebook.com/jocadedeus/videos/2667866776564875/   


Semifinalistas da Copa do Mundo de Xadrez 2019


Com esses resultados, temos uma semifinal formada por confrontos entre os dois chineses (Ding e Yu) e entre Maxime Vachier-Lagrave e Teimour Radjabov. As primeiras partidas dessa etapa foram jogadas hoje, e ambos os jogos terminaram empatados. Quem serão os dois guerreiros que conseguirão passar à final? É isso o que ficaremos sabendo em breve... aguardem!
 

terça-feira, 24 de setembro de 2019

OS 14 GRANDES MESTRES BRASILEIROS - LUÍS PAULO SUPI


Dando sequência a nossa série de postagens baseada no e-book escrito pelo GM Rafael Leitão, intitulado Os 14 Grandes Mestres brasileiros: e o que você pode aprender com eles, hoje iremos falar sobre Luís Paulo Supi, o Grande Mestre brasileiro mais jovem da atualidade!


LUÍS PAULO SUPI


Supi (Catanduvas-SP, 1996) se tornou o 14º GM brasileiro em dezembro de 2017.
A primeira norma veio no Floripa Chess Open de 2016, quando liderou boa parte do torneio e lutou pela 1ª colocação até a última rodada, ficando em 4º lugar, no critério de desempate com o 2º e o 3º colocados.
A segunda norma foi conquistada junto com o título de Campeão Pan-Americano sub-20, que aconteceu em Guatapé (Antioquia), Colômbia, em 2016. E a terceira e definitiva norma veio ao conquistar o ITT Magistral Acre 2017.
Na lista de agosto de 2018, Supi é o 3º colocado no ranking nacional.

Estilo de jogo:

Luís Paulo Supi é um enxadrista muito estudioso e por isso é bem treinado em todas as áreas do jogo. No entanto, ele se destaca por ser muito bem preparado nas aberturas e por jogar muito bem com a iniciativa.

O que você pode aprender com ele?

Supi é um enxadrista que inspira a nova geração, especialmente por sua dedicação ao estudo do jogo de xadrez.
E essa é uma lição muito importante que você deve aprender com ele: dedique tempo do seu treinamento ao estudo teórico do xadrez. Além disso, espelhe-se no seu estilo e aprimore o seu xadrez treinando como jogar com a iniciativa.


GM Luís Paulo Supi (1996 -      )

FONTE:

LEITÃO, Rafael. Os 14 Grandes Mestres Brasileiros: e o que você pode aprender com eles. E-book disponibilizado para download gratuitamente.

SEÇÃO MEMÓRIA


O mês de setembro de 2019 marca o 124º aniversário de encerramento do I Torneio Internacional de Hastings, que foi celebrado entre os dias 05 de agosto e 02 de setembro de 1895, na Inglaterra. Esse foi o mais importante torneio do século XIX, e um dos mais célebres torneios de todos os tempos!
A referida competição contou com a presença de 22 participantes de diversas nacionalidades, entre os quais incluíam-se os principais mestres da época. O torneio foi brilhantemente vencido pelo estreante Harry Nelson Pillsbury (no centro da foto, com as mãos sobre as coxas), natural de Boston, nos EUA, de apenas 22 anos de idade. Demonstrando um xadrez poderoso e altamente criativo, o jovem Pillsbury superou o então Campeão Mundial Lasker e o ex-Campeão Mundial Steinitz, marcando 16,5 pontos em 21 possíveis, conquista que o fez entrar para o grupo de elite do xadrez mundial!




Na foto acima, podemos ver reunida a maior parte dos enxadristas que disputaram o I Torneio Internacional de Hastings. Da esquerda para a direita, em pé, aparecem: Albin, Schlechter, Janowsy, Marco, Blackburne, Maroczy, Schiffers, Gunsberg, Burn e Tinsley. Sentados temos: Vergani, Steinitz, Chigorin, Lasker, Pillsbury, Tarrasch, Mieses e Teichmann. Há 124 anos, direto do túnel do tempo (rsrs...), ops, ou melhor, da Seção Memória do Batalha de Mentes!!
  

segunda-feira, 23 de setembro de 2019

COPA DO MUNDO - RESUMO DA 4ª RODADA


Ontem (22/09), na Copa do Mundo de Xadrez que está ocorrendo na Rússia, tivemos a finalização da 4ª rodada, com a realização dos tie-breaks entre os jogadores cujos matches terminaram empatados na fase de partidas clássicas.




No duelo entre o russo Alexander Grischuk e o cubano Leinier Dominguez, o russo levou a melhor e avançou para a próxima etapa do torneio, ao empatar a primeira partida no ritmo rápido e vencer a segunda, jogando com as peças brancas. Para mim foi uma pena, pois estava torcendo para Dominguez vencer a Copa do Mundo: após ter vivido por tanto tempo sob uma ditadura socialista, um regime opressor e desumano que vem massacrando a população cubana há décadas, esta seria uma alegria que Dominguez, agora radicado nos Estados Unidos, certamente mereceria desfrutar. Mas, infelizmente, não foi desta vez...

  
Grischuk, o carrasco de Leinier Domiguez

Eu estava na torcida pelo cubano Domiguez, que foi eliminado na rodada de ontem


Liren Ding derrotou Kirill Alekseenko nas partidas rápidas e também avançou para as quartas-de-final. Levon Aronian e Le Quang Liem empataram nos jogos rápidos, mas, na disputa de blitz, o GM armênio, que detém o último título de Campeão da Copa do Mundo, superou seu adversário e também se classificou, assim como Teimour Radjabov, Maxime Vachier-Lagrave, Nikita Vitiugov, Yangyi Yu e Jeffery Xiong. Por falar em Xiong, o destaque dos desempates da 4ª rodada foi justamente sua vitória sobre Jan-Krzysztof Duda, em um encontro muito acirrado que só foi decidido na fase de blitz. O leitor terá a oportunidade de acompanhar os momentos finais da última partida desse emocionante encontro no vídeo a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=dBv0B7V6-o4&feature=youtu.be.
Gostaram? Nas palavras de Wagner Torres, o jovem Xiong exibiu uma "impressionante frieza de cálculo num momento decisivo do match"!

Após a 4ª rodada, os confrontos das quartas-de-final ficaram assim definidos:

Quartas-de-final - Jogo 1


Grischuk Alexander (RUS) vs. Ding Liren (CHN)
Xiong Jeffery (USA) vs. Radjabov Teimour (AZE)
Aronian Levon (ARM) vs. Vachier-Lagrave Maxime (FRA)
Vitiugov Nikita (RUS) vs. Yu Yangyi (CHN)


Agora só restam mais duas rodadas para sabermos quem será o grande Campeão da Copa do Mundo de Xadrez de 2019! Façam suas apostas!! Em breve, voltaremos com novas notícias sobre esse importante torneio, até lá!

domingo, 22 de setembro de 2019

VOCÊ SABIA?


Você sabia que o xadrez foi reconhecido como esporte pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) em sua 109ª sessão, realizada nos dias 17 e 18 de março de 1999, na Coreia do Sul? O certificado outorgando à FIDE a condição de entidade esportiva internacional foi assinado pelo Presidente do COI à época, Sr. Juan Antônio Samaranch. No entanto, apesar de o xadrez ter sido reconhecido como esporte, as Olimpíadas de Xadrez são realizadas de forma separada das Olimpíadas convencionais. Conheça um pouco mais sobre a história das Olimpíadas de Xadrez lendo o artigo do GM Rafael Leitão: https://rafaelleitao.com/historia-das-olimpiadas-de-xadrez/


Foto da equipe brasileira nas Olimpíadas de Batumi, na Geórgia (2018)

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

TORNEIO EM MÃE D'ÁGUA


Amanhã (21/09) estará acontecendo na cidade de Mãe D'Água, no sertão paraibano, um torneio aberto de xadrez, valendo rating FIDE rápido. O evento está sendo organizado pelo colega Biu do Xadrez, terá a arbitragem de Ivanilsom Pereira e já conta com alguns inscritos ilustres, a exemplo do MF Francisco Cavalcanti, do atual Campeão Paraibano Luiz Antônio Tomaz e da ex-Campeã Paraibana Rebeca Barros.
A página do torneio no chess results pode ser acessada por meio do link a seguir: http://chess-results.com/tnr472728.aspx?lan=10