segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

BATALHA DE MENTES COMEMORA O 1º ANIVERSÁRIO!


Prezado(a)s amigos e amigas, hoje, dia 27 de janeiro de 2020, é um dia especial, dia em que comemoramos 1 ano de existência do blog Batalha de Mentes!! Há exatamente 1 ano eu fazia a primeira postagem no blog (https://batalhadementes.blogspot.com/2019/01/apresentacao-e-boas-vindas-sejam-bem.html), de apresentação e boas-vindas, um tanto receoso de não conseguir levar adiante este humilde projeto... mas eis que estamos aqui hoje, celebrando o primeiro aniversário deste canal que foi criado para difundir o nosso querido xadrez e vem sendo mantido com algumas dificuldades (sobretudo pela falta de tempo), mas com muito zelo e dedicação! Parabéns pra nós!!

O Batalha de Mentes surgiu apenas em 2019, mas o meu projeto de criar um blog de xadrez é mais antigo. Em 2015, por exemplo, eu lancei uma página no Facebook para falar da história do xadrez, mas ela foi encerrada após 3 meses de atividade, pois o alcance das publicações era muito reduzido. Já em 2017, eu havia convidado o youtuber guarabirense Renan Araújo para criarmos um blog juntos, entretanto ele tinha outras prioridades na época e recusou o convite. Mesmo assim não desisti do projeto, e finalmente o BM foi lançado em 2019, com o principal objetivo de ser um espaço onde eu pudesse publicar meus próprios textos... O objetivo foi atingido, e me sinto feliz por poder compartilhar notícias e informações sobre o xadrez com leitores de todo o Brasil e até do exterior! Isso mesmo, saibam que o blog BM vêm recebendo visitas de pessoas dos Estados Unidos, Alemanha, Ucrânia e até da Rússia, o país que mais aprecia o xadrez no mundo inteiro! Impressionante, não?

Ao longo desses 365 dias de atividades, publicamos um total de 395 postagens (média superior a uma por dia) e tivemos até aqui quase 22.000 visualizações, média de quase 60 visualizações por dia. São números ainda modestos, mas que vêm apresentando uma tendência de expansão, à medida que o blog vai se tornando mais conhecido entre os aficionados do nobre jogo. As postagens têm um teor variado, buscando agradar os mais diversos tipos de leitores: são curiosidades e fatos marcantes da história do xadrez, artigos, citações de grandes enxadristas, dicas para se jogar melhor, cobertura de torneios, exercícios, entrevistas com jogadores de destaque, indicação de livros, filmes etc. Algumas publicações são mais extensas, outros mais curtas, porém todas têm em comum o fato de procurarmos primar pela qualidade dos textos e das imagens, sempre buscando oferecer o melhor para os leitores e leitoras. Espero que estejam gostando, afinal são vocês que me motivam a prosseguir nesse trabalho árduo de pesquisa e divulgação, que é feito unicamente por amor ao xadrez, já que não obtenho qualquer ganho financeiro.

Por fim, para encerrar minhas palavras, gostaria de dirigir meus sinceros agradecimentos aos amigo(a)s que têm acompanhado o blog com interesse e carinho, compartilhando nossas publicações, escrevendo comentários, enfim, que vêm apoiando e incentivando nosso trabalho. São eles: Joaquim de Esperança, Maria do Céu, Fagner de Baraúna, os irmãos Wagner e Douglas Torres, Biu de Patos, Nando Lopes, Isaac Medeiros, Bruno Paulo, Washington de Solânea, Ivanilsom, Valdemiza Gurgel, Antônio Dutra e tantos outros... a vocês um fraterno abraço, obrigado por prestigiar o meu trabalho e vamos em frente, rumo ao segundo aniversário! Gens una sumus!!

Uma cortesia da artista Maria do Céu para o 1º aniversário do blog Batalha de Mentes!

OBS.: Aproveito esse momento comemorativo para convidar os leitores a participarem mais ativamente e interagirem conosco. Fiquem à vontade para comentar e compartilhar nossas publicações, e para nos enviar suas críticas e sugestões. Sugestões e críticas construtivas serão sempre muito bem-vindas, porque por meio delas poderemos melhorar ainda mais os conteúdos do nosso blog. E se você tem um texto sobre xadrez ou uma notícia que queira divulgar aqui, é só nos enviar que teremos satisfação em publicar! Lembrem-se: o Batalha de Mentes está à inteira disposição da comunidade enxadrística brasileira! Conto com a ajuda de vocês para fazer do Batalha de Mentes um blog cada vez melhor!

6 comentários:

  1. Parabéns por mais uma conquista em prol do xadrez nosso de cada dia.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns bebê blog(BM) pelo seu primeiro aninho! Você já aprendeu a dar os seus primeiros passos com a competência do seu criador(Jales). Continue a caminhar com passos firmes, desfrutando do sucesso que já tem! Céu

    ResponderExcluir
  3. Sucesso ao Blog, que venha anos e anos!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Jales o BM vem prestando um excelente serviço em prol do jogo-ciência, vamos fazer um Torneio aqui em Esperança na comemoração de 1 Milhão de acessos. Abraços amigo e parabéns pelo batalha de Mentes.

    ResponderExcluir
  5. GRANDE E DEDICADO JALES. PARABÉNS POR TÃO BOM E DESENVOLVIDO BLOG. O XADREZ É UM ESPORTE MILENAR QUE MAIS TRABALHA COM : O COGNITIVO ,SOCIAL ,RACIOCÍNIO LÓGICO ,EFETIVO E VÁRIOS ASPECTOS . O XADREZ É REALMENTE UMA FERRAMENTE PEDAGÓGICA. O XADREZ AJUDA A CONSTRUIR A AUTOCONFIANÇA E A AUTO- ESTIMA E MAIS E MAIS KKK.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado amigos e amiga Céu, conto com a parceria de vocês para seguirmos em frente! Um abraço!

    ResponderExcluir