quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

SEÇÃO PARTIDAS GENIAIS


Caro(a)s amigo(a)s, estamos de volta com a Seção Partidas Geniais, e nesta publicação iremos homenagear um dos maiores enxadristas de todos os tempos. Estamos falando do ex-Campeão Mundial Boris Spassky, russo naturalizado francês, que hoje (dia 30/01) completa 83 primaveras de uma existência dedicada ao jogo-arte-ciência. Parabéns, Grande Mestre!


Boris Spassky vs. Bent Larsen - foto tirada em 1967.


Spassky na atualidade


Spassky tornou-se conhecido por ser possuidor do chamado "estilo universal", pois dominava todas as facetas do jogo e jogava igualmente bem todos os tipos de posições. Era ainda possuidor de um talento tático extraordinário, um verdadeiro artista do tabuleiro que produziu partidas intensas e brilhantes. Na partida que veremos hoje, disputada no match entre a equipe da União Soviética contra a equipe do "Resto do Mundo", na cidade de Belgrado, em 1970, Spassky utiliza sua grande maestria tática para massacrar o formidável GM Bent Larsen em apenas 17 lances! Vamos acompanhar esse bonito jogo:






Fonte dos comentários: O xadrez dos Grandes Mestres: 400 conselhos para melhorar seu nível enxadrístico. MANZANO, A. L.; GONZÁLEZ, J.M. Porto Alegre: Artmed, 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário