quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

SEÇÃO MEMÓRIA


Hoje, dia 23/01, celebramos o aniversário de nascimento da lenda viva do xadrez brasileiro, Henrique Mecking, mais conhecido como Mequinho. Ele nasceu na cidade gaúcha de Santa Cruz do Sul, em 23 de janeiro de 1952, e portanto está completando 68 anos de idade.

Se ainda resta alguma dúvida sobre quem teria sido o melhor enxadrista de todos os tempos - alguns opinam que foi Fischer, outros dizem que foi Kasparov, e ainda há quem ache que é Carlsen ou outro jogador - em um ponto todos concordamos: o melhor enxadrista brasileiro de todos os tempos foi mesmo Mecking. Esse excepcional jogador alcançou feitos que, até hoje, nenhum brasileiro conseguiu superar: foi campeão nacional absoluto em 1965, com apenas 13 anos de idade; em 1972, obteve o título de Grande Mestre Internacional, o primeiro brasileiro a consegui-lo; venceu os Interzonais de Petrópolis (1973) e Manila (1976), classificando-se para a disputa do Torneio de Candidatos, e, em 1977, no auge da sua carreira, foi apontado pela FIDE como o 3º melhor enxadrista do planeta, atrás somente dos lendários Kortchnoi e Karpov.

Essas conquistas, obtidas por um jogador nascido em um país sem tradição no xadrez, provam o quanto Mecking se destacou nesse esporte. Atualmente, mesmo com uma idade avançada para os padrões esportivos normais e após ter passado 17 anos afastado dos tabuleiros por problemas de saúde, ele continua entre os mais fortes jogadores do país. Por tudo o que representou e ainda representa para a história do esporte nacional, Mecking merece ser sempre valorizado e lembrado como aquele que, no país do futebol, projetou o xadrez brasileiro para o mundo!
Parabéns, Mequinho!! Vida longa, Grande Mestre! 


GM Henrique Mecking (Mequinho), o melhor enxadrista brasileiro da história


Quem quiser conhecer mais detalhes sobre a vida e a carreira desse brilhante enxadrista pode ler o artigo a seguir, que foi publicado no site do GM Rafael Leitão: https://rafaelleitao.com/grandes-jogadores-mequinho/. Boa leitura!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário