segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

FIER E TERAO - CAMPEÕES BRASILEIROS DE 2019!


Terminaram no último final de semana (18 e 19/01) a Final do 86º Campeonato Brasileiro Absoluto e a Final do 59º Campeonato Brasileiro Feminino de Xadrez, que foram vencidos, respectivamente, pelo GM Alexandr Fier e pela MF Juliana Terao.

Sobre a atuação de Fier, ele chegou à Final depois de haver eliminado (com uma boa dose de sorte!) o GM Luís Paulo Supi. Seu adversário na final foi o GM André Diamant, que havia eliminado o GM Darcy Lima. No confronto entre Fier e Diamant, ocorreram dois empates nas duas primeiras partidas, seguidas por duas vitórias de Fier, ambas bastante convincentes, inclusive a quarta e última contou com um belo sacrifício de dama para o arremate final. Parabenizamos o GM Alexandr Fier pela importante conquista de mais um título nacional, o terceiro da sua carreira. Depois da vitória, o novo Campeão Brasileiro de xadrez postou uma foto no seu perfil do Facebook, para comemorar a façanha! Essa é justamente a foto que iremos mostrar para ilustrar a nossa matéria, já que a CBX ainda não postou no seu site as fotos da premiação das finais do Campeonato Brasileiro, nem do Absoluto e nem do Feminino, numa clara demonstração do quanto a entidade ainda precisa melhorar no tocante à cobertura dos eventos oficiais que ela própria realiza!


GM Alexandr Fier, tricampeão brasileiro (2005, 2017 e 2019)


Quanto à conquista da MF Juliana Terao, esta aconteceu diante da WFM Júlia Alboredo. Ambas disputaram quatro partidas. As duas primeiras foram vencidas por Terao, mas na terceira houve uma reação de Alboredo, que obteve a vitória... no quarto e decisivo jogo, Alboredo precisava vencer para levar a disputa para o desempate, mas cometeu um erro que a fez perder uma peça, e com ela a partida. Parabenizamos a MF Juliana Terao pela merecida vitória, ao ganhar pela sexta vez o Campeonato Brasileiro Feminino (segundo informação disponível no site da CBX), ratificando assim a sua condição de mais forte enxadrista brasileira na atualidade. 

 
MF Juliana Terao, hexacampeã brasileira de xadrez


Nenhum comentário:

Postar um comentário