sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

WENJUN MANTÉM O TÍTULO DE CAMPEÃ MUNDIAL FEMININA!


Que disputa emocionante, meus amigos e minhas amigas!! Assim foi o match válido pelo Campeonato Mundial Feminino de Xadrez, entre a Campeã Ju Wenjun, da China, e a desafiante, a russa Aleksandra Goryachkina, da Rússia. Após um empate de 6x6 nas partidas de ritmo clássico, o título foi decidido hoje, nos tie-breaks, ou seja, no desempate de partidas rápidas!


Ju Wenjun, Campeã Mundial de Xadrez Feminino


Conforme divulgamos anteriormente aqui no blog, o match de 12 partidas, iniciado no dia 05 de janeiro, estava programado para ocorrer em duas cidades, Xangai e Vladivostok, situadas nos países de origem das jogadoras. Nas primeiras seis partidas, jogadas na China, o match estava empatado em 3x3, com Wenjun vencendo o 4º jogo e Goryachkina o 5º, tendo os demais terminado em empate. O confronto então recomeçou em Vladivostok, na Rússia, a partir do dia 16 de janeiro. Depois de um empate no 7º jogo, a desafiante venceu o 8º e conseguiu abrir uma vantagem sobre sua oponente, mas a Campeã reagiu e venceu consecutivamente as partidas de n.º 9 e 10, passando à frente no placar, que a essa altura ficou em 5,5 x 4,5 a favor de Wenjun. Depois de um empate na 11ª partida, a Campeã só precisava empatar o jogo de n.º 12 para manter o título, mas a russa Goryachkina conseguiu vencer, empatando o match em 6x6 (com 3 vitórias para cada jogadora e 6 empates) e forçando a decisão para o desempate.







O playoff, disputado hoje no anfiteatro Blue Hall da Far Eastern University, em Vladivostok, consistiu em quatro jogos rápidos de 25 minutos. Goryachkina esteve muito perto da vitória no primeiro jogo e também dominou o segundo, mas a desafiante não conseguiu converter sua vantagem nas duas ocasiões. No terceiro assalto, Ju Wenjun seguiu a mesma abertura que no primeiro jogo, mas ela introduziu uma melhoria que lhe permitiu uma abordagem mais agressiva. A campeã chinesa conquistou uma vitória que a colocou à frente no placar pela terceira vez neste match. No quarto e último jogo do desempate, Goryachkina, com as peças brancas, tinha a obrigação de vencer para permanecer na disputa, mas desta vez não conseguiu uma vitória milagrosa, como havia feito há dois dias atrás. A desafiante jogou uma linha audaciosa que implicava sacrificar um peão em troca de atividade, e ela conseguiu obter a iniciativa. Mas a Campeã Mundial devolveu o material e conseguiu manter o equilíbrio, levando o jogo a um empate, que foi o suficiente para que ela pudesse manter sua coroa. O resultado final do confronto ficou assim:


GM
2584
1
0
0
1
1
0
1
8.5
GM
2578
0
1
1
0
0
1
0
7.5


Congratulamos as duas enxadristas pelo belo espetáculo que proporcionaram aos fãs do xadrez mundial, e parabenizamos sobretudo a Campeã Mundial Wenjun, que soube manter o sangue-frio nos momentos decisivos e garantir uma vitória a mais do que a sua perigosa oponente, que certamente tem potencial para se tornar Campeã Mundial em um futuro próximo. A cerimônia de encerramento do match ocorreu hoje (24/01), na Rússia, ocasião em que foi feita a entrega da premiação às jogadoras. Mais informações sobre o Campeonato Mundial Feminino, incluindo as partidas que foram jogadas, estão disponíveis no site oficial do evento: https://wwcm2020.fide.com/. Obrigado a todos pela atenção e até breve!


Nenhum comentário:

Postar um comentário