sábado, 11 de janeiro de 2020

CAMPEONATO MUNDIAL FEMININO EM ANDAMENTO


Neste mês de janeiro, o mundo do xadrez está muito movimentado, com vários torneios importantes acontecendo simultaneamente. Um desses torneios é a Final do Campeonato Mundial Feminino de Xadrez, que começou no dia 05 de janeiro e se estenderá até o dia 26. Infelizmente, o blog Batalha de Mentes não terá condições de cobrir essa competição, pois iremos priorizar a cobertura da Final do Campeonato Brasileiro Absoluto de 2019, que está sendo realizado em Natal-RN, por entendermos que se trata de um evento de maior grau de relevância para nós, brasileiros. Mesmo assim, buscaremos apresentar um resumo dos principais acontecimentos dessa importante disputa,  que envolve a atual Campeã Mundial, a chinesa Ju Wenjun, e a desafiante, a russa Aleksandra Goryachkina, vencedora do Torneio de Candidatas celebrado em junho do ano passado. Sendo assim, vamos lá:

O Campeonato Mundial Feminino está programado para ocorrer em duas cidades, Xangai, na China, e Vladivostok, na Rússia, os países de origem das duas competidoras. A disputa prevê um total de 12 jogos em ritmo clássico, seis em cada uma das cidades acima mencionadas, havendo a possibilidade de desempates nas partidas rápidas e no blitz (caso persista o empate). A cerimônia de abertura da competição aconteceu no dia 4 de janeiro, no InterContinental Shanghai Jing'An Hotel, na cidade chinesa de Xangai. Hoje, dia 11/11, foi disputada a 5ª partida, que terminou com a vitória da desafiante! Na partida anterior, a 4ª, a Campeã obteve a vitória, e os três primeiros confrontos terminaram empatados, de modo que o placar do match, por enquanto, mostra a seguinte configuração:


GM
Ju,W.
2584
1
0
 2.5
GM
Goryachkina, A.
2578
0
1
 2.5
 
De acordo com o cronograma do match, amanhã (12/01) será jogada a 6ª partida, a última a ser disputada em solo chinês. A partir do 7º jogo, que está previsto para o dia 16 de janeiro, o confronto será transferido para a cidade de Vladivostok, na Rússia. Até o momento, o equilíbrio tem marcado esta disputa pelo título mundial entre as duas jogadoras. Ju Wenjun, de 28 anos, conquistou o título de Campeã Mundial Feminina em 2018, ao vencer um match contra sua compatriota Tan Zhongyi. Ju e Goryachkina se enfrentaram em alguns torneios rápidos e blitz nos últimos anos, com resultado favorável para a atual Campeã Mundial. O único jogo clássico realizado entre as duas no ano passado, ocorrido no Grand Prix de Skolkovo, terminou empatado. Talvez a pouca idade da desafiante, que tem apenas 21 anos, seja um fator que pode interferir no seu desempenho, mas, a julgar pelo jogo sólido e convicente que ela exibiu ao vencer o Torneio de Candidatas de 2019, tendo que enfrentar representantes da elite do xadrez feminino internacional, acreditamos que ela tem chances reais de destronar a chinesa Ju e se tornar a próxima Campeã Mundial!


Cartaz oficial do match pelo Campeonato Mundial Feminino de 2020

A Campeã Mundial, Ju Wenjun

A desafiante, Aleksandra Goryachkina

As oponentes em ação!


O fundo do prêmios está orçado em 500.000 euros (aproximadamente 2 milhões e 300 mil reais), e será dividido na proporção de 60:40 entre a vencedora e a perdedora, ao final da competição. Se houver um playoff, a divisão do prêmio passará a ser de 55:45. A cerimônia de encerramento deverá acontecer no dia 24 ou 25 de janeiro, dependendo da necessidade de um playoff. Até lá, buscaremos trazer novas informações sobre o match, na medida do possível. Segue o link para acesso ao site oficial do evento: https://wwcm2020.fide.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário