terça-feira, 14 de janeiro de 2020

CAMPEONATO FEMININO MUNDIAL E NACIONAL


O Campeonato Mundial Feminino de Xadrez, que está em andamento, chegou ao término da sua primeira metade. O match entre a atual Campeã Mundial Ju Wenjum e a desafiante Aleksandra Goryachkina foi programado para ter 12 partidas, sendo seis na cidade chinesa de Xangai e mais seis na cidade russa de Vladivostok. Após três empates nas três primeiras partidas, a Campeã venceu a 4ª partida e largou na frente do placar, mas na partida seguinte a russa Goryachkina reagiu e ganhou o 5º jogo, igualando o marcador. A 6ª partida, disputada no domingo (12/01), terminou empatada após 97 lances (!), e a contagem do match está em 3 X 3.



Ju Wenjun vs. Aleksandra Goryachkina - 6ª partida


O 7º jogo do encontro entre essas duas feras do tabuleiro irá acontecer no dia 16 de janeiro, depois do match ter sido transferido da China para a Rússia. Continuaremos acompanhando o match, na medida do possível, e mantendo os leitores do blog BM informados sobre os resultados das partidas dessa segunda metade da competição.

Ao mesmo tempo em que se desenrola o Campeonato Mundial Feminino, aqui no Brasil está acontecendo a Final do LIX (59º) Campeonato Brasileiro de Xadrez Feminino, que infelizmente, ao contrário da Campeonato Mundial, não está recebendo a devida atenção por parte da imprensa enxadrística nacional. Até agora, pelo menos até onde eu sei, apenas uma breve nota sobre essa importante competição foi postada no site da CBX (http://www.cbx.org.br/destaques/2606/final-59-campeonato-brasileiro-feminino-rio-de-janeiro-rj). Há uma página do torneio no site Chess Results, mas mencionando apenas os resultados dos confrontos, sem publicar as partidas que foram jogadas até agora. Ao acessar a página do torneio (https://chess-results.com/tnr501929.aspx?lan=10&art=29&rd=3&flag=30), ficamos sabendo que a disputa final começará amanhã (15/01), entre as experientes enxadristas Júlia Alboredo e Juliana Terao. A vencedora do confronto irá conquistar o título de Campeã Brasileira de 2019! Desejamos boa sorte às duas competidoras, ao mesmo tempo em que lamentamos a pouca repercussão que a Final do Campeonato Brasileiro Feminino de Xadrez está tendo junto à mídia especializada... é preciso mudar essa realidade, e fortalecer o xadrez feminino no Brasil! Força garotas, não desanimem!


WMF Júlia Alboredo

WMF Juliana Terao

Júlia Alboredo e Juliana Terao, as finalistas do Campeonato Brasileiro Feminino de Xadrez 2019!

Nenhum comentário:

Postar um comentário