sexta-feira, 17 de julho de 2020

20 RAZÕES PARA VOCÊ JOGAR XADREZ!


Ao contrário do que pensa a maioria das pessoas, o xadrez é muito mais do que um simples jogo de estratégia disputado sobre um tabuleiro quadriculado, entre duas pessoas. A seguir, encontram-se listadas 20 razões que mostram por que o xadrez é tão especial, e quais os benefícios que ele pode trazer aos seus praticantes:


1) O xadrez é um jogo para pessoas de todas as idades. Ao contrário de muitos outros esportes, você nunca precisará se aposentar. 

2) O xadrez desenvolve a memória. Você aprenderá a reconhecer vários padrões e a lembrar-se de longas variantes. 

3) O xadrez melhora a concentração. Durante uma partida, você focaliza apenas um objetivo principal: dar o xeque-mate e conseguir a vitória. 

4) O xadrez desenvolve o pensamento lógico.  

5) O xadrez desenvolve a imaginação e a criatividade. Há uma quantidade infinita de belíssimas combinações a serem construídas. 

6) O xadrez ensina independência. Você é forçado a tomar importantes decisões influenciado apenas pelo seu próprio julgamento. 

7) O xadrez desenvolve a capacidade de prever as consequências das ações: ensina a olhar para os lados antes de cruzar uma rua. 

8) O xadrez inspira a automotivação. Incentiva a procura pelo melhor movimento, o melhor plano, a continuação mais bonita dentre as inúmeras possibilidades. Encoraja o progresso, sempre buscando acender a chama da vitória. 

9) O xadrez demonstra que o sucesso recompensa o trabalho árduo. Quanto mais você praticar e estudar, melhor jogará. Você deve estar pronto para perder e aprender com os seus erros. 

10) O xadrez é ciência: o xadrez desenvolve o modo científico de pensar. 

11) O xadrez é matemática: o xadrez envolve um número infinito de cálculos, e você usa a cabeça para fazê-los e não alguma pequena máquina. 

12) O xadrez é pesquisa: Há milhões de pesquisas para cada aspecto do jogo. 

13) O xadrez é arte: na Grande Enciclopédia Soviética, o xadrez é definido como "uma arte que aparece na forma de um jogo". O xadrez permite o surgimento do artista que está dentro de você. Sua imaginação percorrerá de maneira selvagem, com possibilidades infinitas, as 64 casas do tabuleiro. Você pintará em sua mente quadros e posições ideais e de postos avançados perfeitos para os seus soldados. Como um artista do xadrez, terá um estilo original e personalidade. 

14) O xadrez é psicologia. O xadrez é um teste de paciência, nervos, determinação de poder e concentração. Aumenta a sua habilidade para interagir com as outras pessoas e testa o seu espírito esportivo em um ambiente competitivo. 

15) O xadrez melhora o desempenho escolar e as notas. Numerosos estudos provaram que as crianças obtêm melhor desempenho em leitura e matemática e um aumento na capacidade geral de aprendizagem como resultado da prática do xadrez. 

16) O xadrez abre o mundo para você. Não é preciso ser um jogador de alto nível para participar de competições importantes. O xadrez proporciona inúmeras oportunidades de viajar não apenas pelo país, mas por todo o mundo.

17) O xadrez lhe permite conhecer muitas pessoas interessantes. Você fará amizades duradouras com pessoas que irá conhecer por meio do xadrez. 

18) O xadrez desopila a mente. Você anda preocupado com o seu trabalho, colégio ou outro assunto? Então jogue uma partida de xadrez e desopile!

19) O xadrez fortalece o relacionamento familiar. É uma oportunidade de integrar avós, pais, filhos e familiares.

20) O xadrez é divertido! Não é apenas outro jogo de tabuleiro. Nenhuma partida de xadrez se repete, o que significa que você cria novas ideias a cada partida. Nunca fica monótono! Em cada partida você é o general de um exército e sozinho decide o destino de seus soldados. Pode sacrificá-los, trocá-los, defendê-los ou ordenar que avancem sobre quaisquer barreiras e cerquem o rei inimigo. Você tem o poder! 





Fonte:  https://comojogarxadrez.com.br/porque-jogar-aprender-xadrez.html
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário