quinta-feira, 9 de julho de 2020

A VERDADEIRA IMORTAL BRASILEIRA!


Amigo(a)s, com certeza vocês devem estar lembrado(a)s daquela sensacional partida amistosa de blitz em que o GM brasileiro Luís Paulo Supi derrotou o Campeão Mundial Magnus Carlsen, com o fantástico lance 18. Dc6!!, não é mesmo? Até publicamos aqui no blog uma postagem sobre essa inesquecível partida (clique aqui para ler). Pois bem, essa partida foi jogada no site Chess.com, no final do mês de maio deste ano, e imediatamente começou a ser chamada de "A Imortal Brasileira" e a correr o mundo, sendo exibida aos aficionados de todo o planeta pelos sites e páginas especializadas em xadrez. Apesar de toda a beleza e brilhantismo dessa partida, denominá-la de "A Imortal Brasileira" constitui, a meu ver, uma grande injustiça cometida para com a memória enxadrística nacional. Isso porque a partida que é considerada a "Imortal Brasileira" já foi jogada, no ano de 1900, por João Caldas Viana Filho, melhor enxadrista brasileiro do século XIX, contra Augusto Silvestre Paes de Barros. Referindo-se a esta joia rara da arte enxadrística, assim se exprime Idel Becker, em seu livro Manual de Xadrez:

"Esta é a mais famosa partida brasileira. É conhecida no mundo inteiro, através de antologias e estudos enxadrísticos. Foi publicada no Schachzeitung, de Berlim, e no Handbuch, de Bilguer, que a escolheu como exemplo do Gambito Evans. Está incluída no abalizado The Golden Treasury of Chess de Wellmuth (Philadelphia, U.S.A.). Foi comentada pelo mestre Roberto Grau, em termos altamente elogiosos, no erudito Tratado General de Ajedrez (voI. lI, p. 56). E foi selecionada pelo grande Lasker no seu famoso Manual of Chess (New York, Dover, 1960. p.141-142)". 

A partida jogada por Caldas Viana, portanto, é ainda mais brilhante que a partida jogada por Supi contra Magnus Carlsen, e por conseguinte merece, com toda a justiça, o título a que faz jus. Quem quiser conhecer a verdadeira "Imortal Brasileira" pode recorrer ao Manual de Xadrez de Idel Becker, que mostra a partida com comentários do mestre Roberto Grau, ou pode visualizá-la no site Chessgames.com, por meio do link a seguir: https://www.chessgames.com/perl/chessgame?gid=1485703.  


Caldas Viana foi o co-criador da autêntica Imortal Brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário