sábado, 11 de julho de 2020

DESAFIO DE XADREZ - PRIMEIRA PARTIDA TERMINA EM EMPATE


A primeira partida do Desafio de Xadrez entre Luiz Fábio Jales e Joaquim Virgolino foi jogada ontem à noite (10/07), no site Chess.com. Coube a mim conduzir as peças brancas nesse primeiro confronto, e resolvi abrir o jogo com o Gambito da Dama. Joaquim respondeu com a sólida Defesa Eslava, e no meio-jogo os dois jogadores deram início a planos distintos: enquanto eu tentei construir um ataque na ala do rei, Joaquim decidiu contra-atacar na ala da dama. Após várias trocas que simplificaram a posição, entramos em um final de bispos de igual cor, em que Joaquim tinha um peão a mais; porém, felizmente para mim, ele não conseguiu enxergar um golpe tático vencedor no lance 38, que implicava na entrega de dois peões pretos pelo bispo branco, e com isso a partida terminou empatada por tripla repetição da posição, no lance 51.




Posição final da 1ª partida
    

A posição final da partida está representada no diagrama acima. Notem que o bispo branco não pode deixar de fiscalizar a casa c1, para não permitir que o rei negro invada a ala da dama e capture o peão de a4, o que daria a vitória a Joaquim. Apesar de ter jogado com as peças brancas, o empate nesse primeiro jogo foi vantajoso para mim, pois eu estava em posição perdida no final, haja vista que as negras poderiam forçar a vitória expulsando o rei de d3, por meio de um astuto sacrifício de peão: 1. ...Bc3 2. Bh6 c4+! 3. Rxc4 Rc2, ganhando com facilidade. Agora o peão d negro está com o caminho livre para a coroação, e só poderá ser parado mediante o sacrifício do bispo branco. Ufa! Ainda bem que Joaquim não percebeu!😬  

Agora vamos nos preparar para a segunda partida, que está programada para acontecer na próxima terça-feira (14/07). Espero que a sorte continue do meu lado... até lá!

Um comentário:

  1. Boa noite Mestre Jales, lembrando ao amigo que o placar é 1 x 1, estamos na regra de Bilbao, até terça se Deus permitir, abraços amigo.

    ResponderExcluir