quinta-feira, 23 de julho de 2020

WANDERLEY É CAMPEÃO PARAIBANO DE BLITZ!


Foi finalizada na noite de ontem (22/07) a quarta e última etapa do Campeonato Paraibano de Blitz On-Line, competição que foi organizada por iniciativa do MN Evandro Rodrigues e que contou com o apoio de vários jogadores e da Federação Paraibana de Xadrez. O torneio foi disputado na plataforma Lichess, com o ritmo de jogo de 3'+2", e sua participação era reservada aos paraibanos de nascimento, residentes ou federados pelo estado junto à CBX. Após 4 etapas bastante acirradas, o grande campeão foi o enxadrista campinense Rodrigo Wanderley, que confirmou sua condição de forte jogador de xadrez relâmpago ao desbancar nomes de peso como Rondinelle Pessoa, Marcello Urquiza, dentre outros. Wanderley somou 35,5 pontos em 44 possíveis, um ótimo índice de 80,7% de aproveitamento dos pontos disputados. Completando o pódio vieram Sérgio Farias, de Campina Grande, e Rondinelle de João Pessoa, ambos empatados em 2º-3º lugares, com 32,5 pontos. 


O campeão paraibano de blitz on-line, Rodrigo Wanderley

Além desses três enxadristas já citados, foram premiados os melhores classificados em cada categoria. O melhor jogador sênior foi Marcello Urquiza (29,0 pontos), o melhor sub 2000 foi João Tejo (26,0 pontos), a melhor feminino foi Sara Soares de Medeiros (23,5 pontos), o melhor sub 1800 foi Antônio Dutra (23,5 pontos), o melhor sub 1700 foi Davi Ramos (20,0 pontos), o melhor sub 1600 foi Gelson Teixeira (17,5 pontos) e o(a) melhor sub 1500 será definido(a) no desempate entre Isaac de Medeiros e Valdemiza Gurgel. Cabe ainda ressaltar o destacado desempenho do jogador Fagner Lima, da cidade de Baraúna, que finalizou o torneio em 5º lugar geral, com 29,5 pontos. A classificação completa pode ser visualizada no quadro abaixo. 


 
  

Parabenizamos os organizadores pela iniciativa de promover este grandioso evento, e torcemos para que este I Campeonato Paraibano de Blitz On-Line tenha continuidade, com outras edições nos próximos anos. Parabéns também ao MN Evandro, que soube conduzir o andamento das etapas e a classificação final com organização e empenho. Como ponto negativo do torneio, poderíamos mencionar apenas a atitude presunçosa de alguns jogadores que, inconformados em perder para adversários de rating inferior ao seu, acionaram o site Lichess para denunciar o possível uso de engines por parte de oponentes íntegros, que os derrotaram de maneira limpa, numa clara demonstração de que não sabem perder com dignidade. Por fim, parabenizamos o campeão Rodrigo Wanderley pela bela exibição, e os demais vencedores nas diferentes categorias. Até a próxima edição do evento, se Deus quiser!
  

4 comentários:

  1. Boa tarde amigo Jales, infelizmente tive de abandonar o torneio,pois de forma alguma poderia concordar com a atitude deplorável de um infeliz jogador, no qual não pude ficar inerte a punição sofrida ao meu irmão,haja vista a atitude do jogador é desprezível,no qual não trouxe benefício ao xadrez e nem tão pouco ao torneio, pessoa como meu irmão, incentivador dessa modalidade,pessoa íntegra, merecedora do respeito de todos nós,vale salientar que tal jogador, ainda por cima, abandonou tal torneio, ou seja, só fez desconstruir, espero que tais jogadores sejam expurgados do meio enxadristico,pois o XADREZ, não merece ser tratado dessa maneira.

    ResponderExcluir
  2. Saudações, Douglas. Não sabia que você havia abandonado o torneio, de modo que irei retirar seu nome desta postagem, haja vista que você não competiu em igualdade de condições com o campeão e portanto não deve ser citado. Quanto ao lastimável episódio em que seu irmão se viu envolvido, compreendo sua indignação e compartilho do seu sentimento, tanto é que fiz questão de pontuar essa atitude deplorável na presente publicação. Infelizmente todos nós estamos sujeitos a esse tipo de coisa, o importante é que seu irmão não teve a reputação abalada por acusações infundadas e continuará sendo uma referência na prática e no estudo do jogo-arte-ciência. Obrigado pelo comentário e um fraterno abraço!

    ResponderExcluir
  3. Salve amigo Jales, obrigado pela menção!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela excelente performance, Fagner!!

    ResponderExcluir