sábado, 18 de julho de 2020

GALERIA DOS CAMPEÕES MUNDIAIS DE XADREZ - PETROSIAN


Na presente publicação da série Galeria dos Campeões Mundiais de Xadrez, apresentaremos aos nossos leitores um resumo da vida e da carreira enxadrística do nono campeão do mundo, o inolvidável Tigran Petrosian.


TIGRAN PETROSIAN


De ascendência armênia, Tigran Vartanovitch Petrosian nasceu em Tbilisi, capital da Geórgia, no dia 17 de junho de 1929. Aprendeu a jogar xadrez em 1941, por volta dos 12 anos, e em seguida inscreveu-se no clube de pioneiros da sua cidade natal. Ali fez notáveis progressos, convertendo-se em menos de um ano em um dos melhores jogadores do clube. Entre os 13 e os 15 anos, estudou os livros de Nimzovitsch, que exerceram grande influência sobre o seu estilo, e treinou bastante partidas às cegas. Ganhou os campeonatos nacionais da Geórgia e da Armênia (país vizinho), e sagrou-se duas vezes campeão juvenil da União Soviética. Ganhou o campeonato soviético absoluto em quatro ocasiões: 1959, 1961, 1969 e 1975, além de ter sido membro habitual da equipe soviética e participado de dez ciclos de candidatos ao título mundial, de 1953 a 1980. Apesar desses êxitos competitivos, Petrosian nunca conseguiu suscitar o entusiasmo do público, que criticava seu jogo excessivamente cauteloso e sua inclinação para os empates. O lema de Petrosian sempre foi o de buscar a segurança em primeiro lugar, preferindo manobrar lentamente e tentar destruir os planos do adversário, esperando a chance de forçar um deslize para somente então partir para o ataque. Com um estilo assim, dificilmente se perde, mas tampouco é fácil ganhar. Existe até uma anedota a respeito dessa suposta falta de ambição de Petrosian: segundo narra Yasser Seirawan em seu livro Duelos de xadrez: minhas partidas com os campeões mundiais, "a piada que circulava era que, se Petrosian estivesse determinado a empatar uma partida, nada era capaz de detê-lo, nem mesmo uma posição ganha", o que, evidentemente, é um exagero. Em 1962, apesar de não ser apontado como um dos favoritos, o "Tigran de Aço", como era apelidado, venceu o Torneio de Candidatos de Curaçao, com meio ponto à frente de Keres e Geller, tornando-se aspirante oficial ao título mundial.


O jovem Tigran Petrosian


O match pelo Campeonato Mundial contra Botvinnik foi realizado em Moscou, entre os dias 23 de março e 20 de maio de 1963, e Petrosian procurou se preparar cuidadosamente para a dura batalha que teria pela frente. Na primeira partida, o jogo passivo do desafiante foi castigado pelo campeão com enérgicas ações, e Petrosian perdeu. Depois desse resultado desfavorável, ele compreendeu que teria que jogar com mais agressividade se quisesse destronar Botvinnik, e foi isso o que se prontificou a fazer. Na quinta partida, Petrosian igualou o placar, e na sétima partida tomou a dianteira do confronto. Botvinnik realizou esforços para tentar alcançar seu rival, e no 14º jogo conseguiu igualar o marcador. Mas na fase final do match, Petrosian jogou melhor do que o oponente e alcançou mais três vitórias, vencendo o encontro por 12,5 x 9,5 (+5 -2 =15) e proclamando-se o novo campeão do mundo. Depois do match, Botvinnik se queixou de não haver conseguido se adaptar ao incompreensível estilo de Petrosian. Diferentemente de Smyslov e Tal, que tiveram de defender seu título um ano depois de tê-lo conquistado, Petrosian pôde desfrutar pacificamente de três anos de reinado, devido à abolição, por parte da FIDE, da regra que garantia ao campeão derrotado o direito a um match-revanche. Com isso se encerrava a gloriosa era Botvinnik, com suas lutas pela coroa mundial, após 15 anos!


Botvinnik vs. Petrosian - Campeonato Mundial de 1963


Em 1966, o campeão teve de defender seu título contra o desafiante Boris Spassky. Spassky era mais jovem, e seu estilo mais agressivo e universal do que o de Petrosian. Além disso, ele havia vencido de forma tão convincente os seus matches durante o ciclo do Campeonato Mundial, que foi considerado o favorito na disputa pela coroa. Porém, contrariando os prognósticos daqueles que previram sua derrota, Petrosian jogou de maneira bastante ativa e original, ganhando o confronto por uma vantagem mínima: 12,5 x 11,5 (+4 -3 =17). Em 1969, novamente os dois formidáveis rivais se defrontaram em um segundo encontro válido pelo Campeonato Mundial. Spassky se mostrou melhor preparado do que seu adversário, e desta vez o match terminou com a vitória do desafiante, pela contagem de 12,5 x 10,5 (+6 -4 =13). Spassky finalmente havia conseguido domar o "Tigran de Aço", e era agora o novo campeão! Nos anos seguintes à perda do título, Petrosian continuou a figurar entre os mais fortes enxadristas do mundo, participando de Torneios de Candidatos, Olimpíadas de xadrez e outras competições de alto nível. 


Foto de Petrosian com o seu autógrafo


O estilo de jogo de Petrosian era baseado em princípios "profiláticos", que foram desenvolvidos por Nimzovitsch em sua famosa obra Meu Sistema, e que tinham como ideia básica a tentativa de prevenção contra os planos e ameaças do adversário. Provavelmente nenhum outro mestre da história do xadrez tenha dominado tão profundamente a arte da profilaxia quanto Petrosian, a ponto de Bobby Fischer, um de seus maiores rivais, afirmar em certa ocasião: "Petrosian tem a habilidade de ver e eliminar o perigo 20 lances antes de que ele apareça!". Apesar da fama de ser um jogador defensivo, que o acompanhou por toda a sua carreira, Petrosian possuía uma excepcional visão tática, e muitas vezes empregou em suas partidas os chamados "sacrifícios posicionais", um tipo de sacrifício que não tem como objetivo o ganho de material, e sim o fortalecimento da posição. Dotado de um profundo e sutil entendimento estratégico, de uma técnica refinada e de um forte senso de perigo, Petrosian foi um jogador muito difícil de ser batido. Kasparov corrobora esse fato, ao escrever, no 3º volume de Meus Grandes Predecessores, que "nos seus melhores anos, Tigran Petrosian [...] costumava perder tão raramente que cada derrota sua tornava-se uma sensação". Mais adiante, na mesma obra, Kasparov lamenta o fato de até hoje as partidas dele não terem sido estudadas "tão profunda e completamente quanto se gostaria". Tigran Petrosian faleceu em Moscou, no dia 13 de agosto de 1984, aos 55 anos de idade, vítima de um câncer no estômago.

A seguir apresentaremos uma das melhores partidas da carreira de Petrosian, o jogo n.º 10 do match pelo Campeonato Mundial de 1966, em que o "Tigran de Aço" liquida o grande Boris Spassky com um desconcertante golpe tático, um belo sacrifício de dama em h8! Confira!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário