quinta-feira, 2 de julho de 2020

SOLUÇÃO DO EXERCÍCIO # 6


E então amigo(a)s, conseguiram encontrar a solução do nosso exercício #6? Após ter sido jogado o fraco 25. ...Dxb2?? por parte das negras, qual é a sequência de lances que as brancas precisam executar para forçar a vitória? Alguns colegas de um grupo de whatsapp, a quem mostrei essa posição, indicaram a ideia correta.


Joaquim Virgolino Filho vs. Luiz Fábio Jales


Na posição do diagrama acima, o jogador das brancas, maestro Joaquim Virgolino, deveria ter jogado: 26. Bxc5!, com o objetivo de desviar o cavalo negro da defesa da casa h7. Depois da resposta 26. ...Bxc5, o cavalo iria se juntar ao ataque ao rei negro com 27. Cf3, seguido de Cg5, com ataque vencedor. O xeque-mate até poderia ser evitado, mas à custa de grande perda material, o que decretaria a vitória das brancas na partida. Por exemplo, depois de 27. Cf3, teria que ser jogado 27. ...Be3, entregando o bispo para tentar afastar a dama da sua posição. A partir daí, uma possível continuação seria: 28. Dxe3 Dxc2 29. Tf2 Df5 30. Cg5! (ameaçando mate com Cxf7#) Taf8 31. Txf5, ganhando. Se após 27. Cf3, as negras tivessem tido o impulso de atacar a dama branca com o natural 27. ...Bf8??, haveria um desfecho surpreendente com 28. Cg5! (ameaçando mate tanto com Dxh7 quanto com Cxf7), e se agora 28. ...Bxh6, tomando a dama, o cavalo daria mate com 29. Cxf7#

Posição interessante, concordam? Para minha sorte, meu oponente não conseguiu enxergar a sequência vencedora, e após mais alguns erros de ambas as partes, consegui vencer a partida. Até o próximo exercício, amigo(a)s!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário