quinta-feira, 12 de novembro de 2020

AINDA SOBRE O "GAMBITO DA RAINHA"

 

Amigo(a)s, não consigo esconder o meu entusiamo diante do grande sucesso e repercussão alcançada pela minissérie "Gambito da Rainha", que vem sendo aclamada pelo público e pela crítica e ajudando a popularizar ainda mais o nosso querido xadrez. Hoje trago para vocês o texto de uma notícia publicada pela Revista Galileu, que fala justamente sobre o impacto da minissérie nas pesquisas pelos assuntos relacionados ao xadrez na internet, o que mostra que inúmeras pessoas tiveram sua atenção despertada para o jogo-arte-ciência por causa da minissérie... bendito Gambito da Rainha!

 

Série "O Gambito da Rainha" faz buscas por xadrez atingirem recorde 

 

Quando o assunto é “série do momento”, só se fala em O Gambito da Rainha, produção da Netflix que estreou no último dia 23 de outubro no catálogo da plataforma. A sinopse é a seguinte: em um orfanato no estado de Kentucky (EUA), nos anos 1950, uma garota descobre um talento impressionante para o xadrez enquanto luta contra o vício e os problemas que acompanham sua genialidade. A minissérie é baseada no romance homônimo de Walter Tevis e foi escrita e dirigida por Scott Frank, duas vezes indicado ao Oscar. Além do sucesso de público e de críticas, O Gambito da Rainha também fez disparar as buscas por jogos de xadrez, segundo análises feitas pelo Google por meio da ferramenta Google Trends.

Na semana após a estreia da série, as buscas pelo jogo de tabuleiro cresceram 41%, e foram aumentando sucessivamente nas semanas seguintes. Em novembro, a procura por xadrez atingiu o ponto mais alto desde janeiro de 2013, de acordo com o Google. A pergunta mais feita pelos internautas foi “como jogar xadrez”. Já a dúvida "quantas casas tem um tabuleiro de xadrez" subiu 170% entre os dias 3 e 10 de novembro. Nesse mesmo período, tiveram aumento expressivo as buscas por “jogos de xadrez” (+80%), "estratégias de xadrez" (+60%) e "tabuleiro de xadrez madeira" (+60%). Movimentos do jogo também despertaram o interesse do público. Entre os campeões de procura não poderia deixar de estar o que dá nome à série: Gambito da Rainha, usado por Elizabeth Harmon (Anya Tayloy-Joy) na partida final do campeonato. Também cresceram as buscas por “Defesa Siciliana”, “en passant”, “Gambito do Rei Aceito” e “Defesa Caro-Kann”.

 

Elizabeth Harmon (Anya Taylor-Joy) em "O Gambito da Rainha"

Notícia publicada originalmente em: https://revistagalileu.globo.com/Cultura/noticia/2020/11/serie-o-gambito-da-rainha-faz-buscas-por-xadrez-atingirem-recorde.html   

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário