sexta-feira, 20 de novembro de 2020

COMPOSIÇÃO DE TIMMAN - SOLUÇÃO

 

Há alguns dias atrás postei o diagrama abaixo, que consiste em uma composição do GM holandês Jan Timman, candidato ao título mundial da FIDE em 1993 e um dos melhores jogadores do mundo nas décadas de 1980 e 1990. A questão colocada na postagem anterior foi: na posição do diagrama, cabendo o lance às brancas, será que elas podem empatar a partida? 


Jogam as brancas. Elas perdem ou empatam?

 

Desta vez ninguém arriscou nenhuma avaliação, o que mostra que a solução não é tão simples. Quando olhei o diagrama pela primeira vez, confesso que pensei: "Realmente, não há o que se fazer aí... as brancas estão perdidas". De fato, à primeira vista, não há como as brancas impedirem a coroação do peão da coluna h, que parece ser o fator decisivo para a vitória das negras. No entanto, é possível às brancas construir uma posição em que nenhuma peça pode se mover, e é justamente com essa ideia que elas encontram milagrosamente a salvação, graças ao recurso do autoafogamento:

1. Bc7!! 

É impossível parar o peão da coluna h, por isso é preciso imaginar algo diferente para se obter o empate.

1. ... h3 2. Bb8 h2 3. c7 e empate por afogamento. Apesar da coroação do peão, as negras não conseguem vencer a partida, seja qual for a peça em que o peão irá se transformar. É isso que eu chamo de "tirar um coelho da cartola" na hora h... 😄 Como é belo e surpreendente o xadrez!


Nenhum comentário:

Postar um comentário