Recordes nos inspiram a nos empenhar por grandeza. O longo legado do xadrez deu origem a alguns recordes que permanecem por décadas e alguns podem até permanecer por séculos.
Aqui estão sete dos mais impressionantes recordes de xadrez já estabelecidos na história.
1. Maior série vencedora: Bobby Fischer - 20 (ou 19) partidas
Na corrida pelo título que finalmente culminou em seu confronto com Boris Spassky, Bobby Fischer venceu 20 partidas de forma extraordinária contra a elite de competição. Ele começou sua jornada no Interzonal de 1970 em Palma de Mallorca, onde venceu 7 partidas em sequência para finalizar o torneio. Devido a Oscar Panno ter abandonado sua partida sem fazer qualquer lance, alguns historiadores de xadrez preferem desconsiderar essa partida.
Nos confrontos de Candidatos que se seguiram em 1971, Fischer derrotou Mark Taimanov e Bent Larsen, ambos com escores perfeitos de 6-0. Depois de uma vitória contra Tigran Petrosian no confronto seguinte, perdeu a segunda partida, dando fim à série. Fischer continuou e derrotou com folga tanto Petrosian quanto Boris Spassky para se tornar campeão mundial de xadrez.
2. Série mais longa sem derrotas: Magnus Carlsen - 125 partidas
O atual campeão mundial, Magnus Carlsen, tem dominado o mundo do xadrez nos últimos 10 anos, exibindo um jogo sólido e intuitivo, qualidades que fazem dele um oponente muito difícil de derrotar. Neste ano de 2020, Carlsen bateu um recorde sensacional: ele se manteve invicto, em partidas oficiais de ritmo clássico, durante uma série de 125 partidas, o equivalente a 800 dias sem perder!
Esse recorde histórico de invencibilidade constitui-se de 44 vitórias e 81 empates. As partidas foram disputadas contra rivais do mais alto escalão do xadrez internacional, o que torna o recorde ainda mais impressionante. O responsável por interromper a sequência invicta de Carlsen foi o polonês Jan-Krzysztof Duda, atualmente (novembro/2020) o 19º colocado no ranking da FIDE, com 2743 pontos de rating. Duda derrotou o campeão mundial no dia 10 de outubro deste ano, em partida válida pela 5ª rodada do torneio presencial Altibox Norway Chess, vencido por Carlsen.
3. Campeão mundial durante mais tempo: Emanuel Lasker - 27 anos
Emanuel Lasker se tornou o segundo campeão mundial quando derrotou Wilhelm Steinitz, em 1894. Ele reteve seu título até ser derrotado por José Raúl Capablanca, em 1921. Ele continuou a jogar e a participar de torneios de elite até os anos 1930. Frequentemente se observa que esse domínio foi prolongado porque a intervenção da Primeira Guerra Mundial adiou confrontos planejados com Rubinstein e Capablanca. Mesmo contando esses anos sem confrontos, o domínio de Lasker permaneceria muito maior do que o de qualquer outro campeão.
4. Maior ELO já atingido: Magnus Carlsen - 2882
Magnus Carlsen atingiu essa marca em maio de 2014, nas listas da FIDE. Não oficialmente, ele atingiu a marca até maior de 2889 na lista de ratings em tempo real. Alguns argumentam que a inflação de rating faz com esses recordes não tenham significado, porém uma análise do Chess.com mostra que a habilidade no xadrez realmente está aumentando ao longo do tempo.
No momento em que este artigo é escrito, apenas 12 jogadores alcançaram um rating de 2800. Carlsen foi o único jogador a se aproximar de 2900.
5. Jogador mais jovem a se tornar Grande Mestre: GM Sergey Karjakin - 12 anos e 7 meses
Karjakin é, no momento desta publicação, o único jogador a ganhar o título de Grande Mestre aos 12 anos de idade. Karjakin teve sua primeira experiência de jogo em confronto de campeonato assim que completou 12 anos, ele foi treinador de Ruslan Ponomariov durante seu confronto contra Vasily Ivanchuk no campeonato mundial.
Em 2016, Karjakin obteve sua segunda experiência no campeonato mundial, desafiando Magnus Carlsen. Após empate de 6-6 ao longo de 12 partidas clássicas, com cada jogador ganhando uma, o confronto acabou sendo decidido a favor de Carlsen em partidas rápidas de desempate.
6. Maior número de partidas simultâneas: GM Ehsan Ghaem Maghami - 604 partidas
Uma exibição simultânea é um conjunto de partidas contra vários adversários ao mesmo tempo. Geralmente os adversários sentam em fileira ou círculo e o mestre roda os jogadores fazendo lances contra cada adversário e indo até o próximo.
Ehsan Ghaem Maghami, campeão iraniano nove vezes, enfrentou uma quantidade impressionante de 604 jogadores para cravar o recorde de maior número de adversários simultâneos. Ele venceu 580 partidas, empatando apenas 16 e perdendo oito numa exibição simultânea em Teerã, Irã. A exibição ocorreu nos dias 8 e 9 de fevereiro de 2011, no estádio de esportes da Universidade Shahid Beheshti.
7. Maior número de partidas simultâneas às cegas: GM Timur Gareyev - 48 partidas
Um dos feitos mais notáveis no xadrez é a partida às cegas. Numa partida às cegas, não é permitido que o jogador olhe o tabuleiro. Os jogadores devem guardar a posição inteira nas suas cabeças à medida que os lances são comunicados por notação de xadrez. Numa exibição simultânea às cegas, o enxadrista-exibidor deve guardar todas as posições de uma vez na memória, um feito assombroso de habilidade e concentração no xadrez.
Timur Gareyev marcou um novo recorde mundial para esse formato em 3 e 4 de dezembro de 2016, quando jogou contra 48 adversários de uma vez. Ele obteve 35 vitórias, 7 empates e 6 derrotas.
FONTE: Site Chess.com. Artigo originalmente publicado em: https://www.chess.com/pt-BR/article/view/os-7-recordes-de-xadrez-mais-impressionantes, em 28/12/2017, sendo atualizado pelo editor deste blog, para contemplar o recorde de Magnus Carlsen de maior série invicta de partidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário