sábado, 28 de novembro de 2020

SEÇÃO BATE & REBATE #17

 

Amigo(a)s, chegou a hora de apresentarmos mais uma entrevista da Seção Bate & Rebate, como temos feito nos últimos sábados. Nossa convidada de hoje tem se revelado uma das enxadristas mais ativas da Paraíba nos últimos anos, com algumas participações em torneios no interior do estado, e com um histórico de participações frequentes em torneios on-line. Trata-se da nossa estimada colega Patrícia Ramos, residente na cidade de Cacimba de Dentro-PB. Patrícia conheceu o xadrez por meio de sua sobrinha Érika Bruna, e, no ano de 2017, ainda conhecendo apenas as noções rudimentares da teoria enxadrística, ela aventurou-se a jogar o Torneio de Esperança. Depois dessa estreia nos torneios presenciais, Patrícia não parou mais de jogar, e a partir do ano seguinte começou a ganhar os primeiros prêmios nas competições: foi a campeã da categoria feminina em Esperança (2018), no 5º Guarabira Open (2019), no I Campeonato Brasileiro de Xadrez Relâmpago em Campina Grande (2019) e na I Copa On-line da AXMA - Associação de Xadrez Machado de Assis (2020). Evidentemente, Patrícia tem potencial para ir ainda mais longe, se continuar treinando e se esforçando para se aprimorar na Arte de Caíssa. No que diz respeito à sua formação acadêmica, ela possui graduação em Pedagogia, mas não exerce a profissão. Bem, feita essa apresentação da nossa entrevistada, vamos sem mais delongas conferir sua entrevista!

 

NOME: Patrícia Magda Gonçalves Ramos

IDADE: 41 anos

CIDADE NATAL: Bananeiras-PB

PROFISSÃO: Assistente administrativa

 

01 - Qual é a sua cor favorita? R.: Vermelho.

02 - Comida favorita? R.: Lasanha.

03 - Passatempo favorito? R.: Xadrez e ciclismo.

04 - Um filme inesquecível? R.: Um sonho de liberdade.

05 - Qual foi o livro de xadrez mais interessante que você já leu? R.: Mequinho - O xadrez de um Grande Mestre, do GM Henrique Mecking e do MF Adriano Caldeira.

 


06 - Uma música que marcou a sua vida? R.: Love by grace - Lara Fabian.


Obs.: Conheça a música escolhida pela entrevistada assistindo ao vídeo a seguir:

 


 
07 - Qual o seu maior medo? R.: Perder as pessoas que eu amo.
 
08 - Um sonho? R.: Trabalhar com xadrez.
 
09 - O que mais lhe atrai no xadrez? R.: A possibilidade de você dar a volta por cima, mesmo quando tudo parece perdido.
 
10 - Se você pudesse mudar alguma coisa no mundo, o que seria? R.: Mudaria o comportamento das pessoas com relação ao meio ambiente, a cultura do consumo exacerbado e do descarte está destruindo o nosso planeta.
 
 

 
11 - Quem é o seu maior ídolo no xadrez, e por quê? R.: Bobby Fischer, porque ele tinha uma memória extraordinária, era capaz de memorizar várias partidas e fazia lances espetaculares, como por exemplo na famosa "partida do século" contra Donald Byrne (1956).

12 - Se você pudesse voltar no tempo, o que mudaria no seu passado? R.: Eu teria conhecido o xadrez na infância, faria uma outra graduação, e não teria abandonado o curso de língua inglesa. Porém acredito que nunca é tarde para recomeçar.

13 - Qual o seu maior defeito? R.: Sou ansiosa demais, crio especulações e sofro por antecipação (risos).

14 - Sua maior qualidade? R.: Lealdade.

15 - Qual seria sua viagem dos sonhos? R.: Fazer um tour de bike pela França e Itália.
 
 

 
16 - Você não tira o chapéu para... R.: Pessoas que não se importam com o meio ambiente.

17 - Qual o ensinamento ou princípio do xadrez é útil na sua vida? R.: Pensar antes de agir e sempre respeitar o oponente.

18 - O que você aprecia em uma pessoa? R.: Empatia.

19 - Existe alguma coisa que você gostaria de aprender? R.: Tocar violão como uma profissional... eu toco mal pra caramba! (risos).

20 - Patrícia por Patrícia: R.: Sempre pronta para enfrentar novos desafios.
 
 
Patrícia Ramos e seu "parceiro de jogo"

 
Chegando ao final desta entrevista, gostaria de agradecer Patrícia Ramos pela sua disponibilidade em participar do nosso blog, e espero que ela possa continuar progredindo e alcançando cada vez mais êxitos, dentro e fora dos tabuleiros! Até sábado que vem, com mais uma entrevista da Seção Bate & Rebate!  

2 comentários:

  1. Obrigada você, Fabio! É uma hora aparecer em seu blog, você é um ótimo escritor, espero um dia conhece-lo pessoalmente e assim termos uma boa diversão diante do tabuleiro. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelas gentis palavras, Patrícia! A recíproca é verdadeira... grande abraço!

    ResponderExcluir