sábado, 21 de novembro de 2020

SEÇÃO BATE & REBATE #16

 

Prezado(a)s leitore(a)s, apresentamos mais uma publicação da Seção Bate & Rebate, a de número 16. Como todos já sabem, o propósito desta seção, idealizada pelo nosso amigo e colaborador Joaquim Virgolino, é promover a interação com enxadristas de todo o Brasil e até do exterior, por meio de entrevistas rápidas, no formato "pingue-pongue", que são realizadas por Joaquim e publicadas sempre aos sábados. A nossa entrevistada de hoje é uma pessoa muito especial, por várias razões: em primeiro lugar, ela é a mais ativa jogadora de xadrez da Paraíba na atualidade, tendo marcado presença em numerosos torneios nos últimos anos. Além disso, é alguém que ama profundamente o jogo-arte-ciência, a ponto de ter transformado a sua casa em um clube de xadrez (Clube de Xadrez Gurgel), e que, apesar de todas as dificuldades e das lutas travadas no dia-a-dia, mostra sua força e não se deixa abater, com a garra e a coragem de alguém que enfrenta desafios e supera obstáculos em busca de dias melhores, sem jamais desistir, motivo pelo qual merece todo o nosso respeito e admiração. Por fim, é uma pessoa de coração enorme, uma das mais generosas que já conheci, e por tudo isso tenho orgulho de ser seu amigo. Estou falando de Valdemiza Gurgel, uma das figuras mais queridas e simpáticas do xadrez paraibano, pelo qual tenho um imenso carinho. É sobre ela que vamos ficar conhecendo um pouco mais, por meio da presente entrevista. Diferentemente da maioria das entrevistas anteriores, que foram realizadas pelo nosso colaborador Joaquim Virgolino, a de Valdemiza foi conduzida por mim. Vamos lá!

 

NOME: Valdemiza Gurgel de Almeida

IDADE: 61 anos

CIDADE NATAL: São João do Rio do Peixe-PB

PROFISSÃO: Professora

 

01 - Qual é a sua cor favorita? R.: Verde cana.

02 - Comida favorita? R.: Arroz de leite com carne de sol.

03 - Passatempo favorito? R.: Jogar xadrez.

04 - Um filme inesquecível? R.: Códigos mortais.

05 - Qual foi o livro de xadrez mais interessante que você já leu? R.: Meus Grandes Predecessores, de Kasparov.

 

 


06 - Uma música que marcou a sua vida? R.: I don't want to talk about it - Rod Stewart.


Obs.: Conheça a música escolhida pela entrevistada assistindo ao vídeo a seguir:

 


 

07 - Qual o seu maior medo? R.: Perder a fé.
 
08 - Um sonho? R.: Alcançar a maestria no xadrez.
 
09 - O que mais lhe atrai no xadrez? R.: O que cada peça simboliza e traz de ensinamento para a nossa vida.
 
10 - Se você pudesse mudar alguma coisa no mundo, o que seria? R.: Faria com que as pessoas tivessem mais solidariedade, que se preocupassem mais com o outro. 
 
 

 
11 - Quem é o seu maior ídolo no xadrez, e por quê? R.: Sr. Luiz Macedo, por tudo o que ele representa para o xadrez do Nordeste, e pelo comportamento demonstrado no tabuleiro, sempre respeitando o oponente.

12 - Quem é Deus para você? R.: Minha existência... não consigo me ver sem a Sua presença.

13 - Qual o seu maior defeito? R.: Não achar tempo para fazer o melhor do desejo de Deus.

14 - Sua maior qualidade? R.: Torcer pelo outro.

15 - O que é felicidade para você? R.: As famílias prósperas, tanto a minha como a de todos.
 
 

 
16 - Você não tira o chapéu para... R.: Poderosos corruptos.

17 - Qual o ensinamento ou princípio do xadrez é útil na sua vida? R.: Desenvolvimento cognitivo, raciocínio lógico e respeito.

18 - Existe alguma coisa que você gostaria de aprender? R.: Jogar xadrez e ser gente.

19 - Qual mensagem você deixaria para os leitores do blog? R.: Que amem, que se modifiquem, que olhem e façam pelo outro. Que sejam humildes no xadrez e amem verdadeiramente sua pátria.

20 - Valdemiza por Valdemiza: R.: Sempre forte para o que der e vier.


Valdemiza enfrentando Ednaldo Lima em um torneio do Clube de Xadrez Gurgel


E assim concluímos a entrevista da amiga Valdemiza Gurgel... agradeço a Valdemiza pela disponibilidade em participar deste humilde canal informativo, e fico feliz pela oportunidade de ter acompanhado um pouco da sua trajetória e de ter testemunhado toda a sua dedicação ao xadrez. Que Deus continue abençoando seus caminhos, querida Valdemiza! Sábado que vem estaremos de volta, com mais uma entrevista da Seção Bate & Bate, aqui no blog Batalha de Mentes. Até lá!


2 comentários: