sexta-feira, 9 de agosto de 2019

O ANO DE RUBINSTEIN


Akiba Rubinstein, polonês de nascimento, foi um dos maiores jogadores do início do século XX e um destacado teórico do xadrez.
Suas partidas são bastante estudadas e apreciadas até hoje, por causa de sua técnica refinada e de sua grande capacidade tática e estratégica.
Em 1912, Rubinstein protagonizou um feito brilhante: ele venceu cinco importantes torneios internacionais (San Sebastian, Pistyan, Breslau, Varsóvia e Vilna), motivo pelo qual aquele ficou conhecido como o "Ano de Rubinstein", algo que nunca havia sucedido na história do xadrez.


Akiba Rubinstein (1882-1961)


Muito se lamenta o fato de Rubinstein não ter conseguido disputar um match pelo Campeonato Mundial de Xadrez contra Emanuel Lasker. Vários fatores contribuíram para que isso não acontecesse, dentre eles a eclosão da I Guerra Mundial e o fato de Rubinstein não ter conseguido levantar a quantia em dinheiro exigida pelo Campeão para colocar seu título em jogo.
Na década de 1930, Rubinstein abandonou as competições de xadrez, e passou as últimas décadas de vida sofrendo com problemas de saúde, inclusive com transtornos mentais, que o levaram a ficar internado em sanatórios. Faleceu pobre e solitário no ano de 1961, em um asilo para idosos na Antuérpia, cidade da Bélgica.

A partida mais famosa desse extraordinário jogador, que ficou conhecida como "A Imortal de Rubinstein", é a seguinte obra-prima do jogo combinatório, disputada em 1907, contra Georg Rotlewi, e que até hoje figura em muitos manuais de xadrez:


Nenhum comentário:

Postar um comentário