sexta-feira, 4 de outubro de 2019

COPA DO MUNDO - RADJABOV É CAMPEÃO!


A Copa do Mundo de Xadrez de 2019, que teve início no dia 09 de setembro, na cidade russa de Khanty-Mansyisk, chegou hoje (04/10) ao seu término. A final da competição, um embate entre duas estrelas do xadrez mundial, o chinês Liren Ding e o azéri Teimour Radjabov, não poderia ter sido mais emocionante! Foi uma batalha épica, que revelou todo o controle psicológico e o poder de reação de Radjabov, após este ter saído atrás no placar, como mostramos anteriormente (https://batalhadementes.blogspot.com/2019/10/copa-do-mundo-momentos-decisivos.html). 




Na primeira partida de ritmo clássico, houve um empate; na segunda partida, vitória de Ding; na terceira partida, vitória de Radjabov, igualando o placar do match; e, por fim, a quarta partida de ritmo clássico, que terminou com um novo empate, determinou a decisão no ritmo rápido. Nas duas partidas rápidas não houve vencedor, e ambas acabaram em empate, levando a decisão para a disputa do blitz! Na primeira partida de blitz, Radjabov ficou com uma torre a mais e venceu Ding com certa facilidade, quebrando sua invencibilidade que já durava vários jogos. Na segunda partida, Ding, manejando as peças brancas, tentou reagir, mas foi novamente superado, dessa vez em um interessante final de bispo contra cavalo, em que o cavalo se mostrou mais forte. Com esse resultado de 2 X 0 no xadrez relâmpago, o GM do Azerbaijão venceu o match pelo placar de 6 X 4 e se sagrou o Campeão da Copa do Mundo de 2019, e juntamente com o Vice-Campeão Liren Ding irá disputar o Torneio de Candidatos de 2020, cujo vencedor irá desafiar Magnus Carlsen pelo título do Campeonato Mundial!


Teimour Radjabov e a sua torcida comemorando a vitória na Copa do Mundo


Na disputa do 3º lugar, o francês Maxime Vachier-Lagrave derrotou o chinês Yangyi Yu pelo placar de 4 X 2 (quatro empates e duas vitórias) e ficou com a medalha de bronze da Copa do Mundo. De acordo com o regulamento, o 3º colocado na Copa do Mundo, ou seja, Vachier-Lagrave, também poderá ser incluído no Torneio de Candidatos, se for indicado pelos organizadores. E assim se encerrou, repleto de êxito, esse importante evento que reuniu a elite do xadrez internacional. Quero felicitar o GM Radjabov pela sua brilhante conquista, superando o favoritismo de Ding, um jogador muito difícil de derrotar. Espero que essa vitória o estimule a tentar chegar ainda mais longe, e torço para que ele faça um bom Torneio de Candidatos. Obrigado a todos por terem acompanhado essa série de postagens sobre a Copa do Mundo, fiquem agora com mais algumas fotos da competição. Até breve!








Nenhum comentário:

Postar um comentário