sábado, 26 de outubro de 2019

A PARTIDA DOS TRÊS REIS


O famoso professor de xadrez George Koltanowski¹ gostava de contar a seguinte história: ele estava ensinando as regras do jogo a um novo aluno, e o aluno estava ansioso para jogar uma partida logo. George facilmente armou uma rede de mate (uma situação em que o xeque-mate acaba sendo inevitável), na qual o rei do estudante não poderia escapar do xeque-mate. Enquanto George estava armando o xeque-mate, o aluno estava ocupado em avançar um peão até a casa de coroação. George viu que o peão poderia virar dama, mas ele não se importou, pois ia dar o xeque-mate no próximo movimento.

George ficou surpreso quando o aluno levou o peão a uma casa de coroação e o promoveu - a um rei! Parece que George tinha dito ao aluno que um peão podia ser promovido a qualquer outra peça e esqueceu-se de mencionar a restrição que envolvia os reis. O aluno o fez ater-se a sua própria regra! Esse caso pode ser o único envolvendo mais do que dois reis em um tabuleiro de xadrez. Com uma piscadela, George sempre terminava a história dizendo que ele fez uma jogada que deu xeque-mate em ambos os reis simultaneamente! 

Eis aí, meus amigos, mais um dos muitos "causos" curiosos da história do xadrez!😁😁😁


FONTE: EADE, James. Xadrez para leigos. Rio de Janeiro: Alta Books, 2010.


1 George Koltanowski foi um enxadrista, árbitro e Mestre Internacional, Grande Mestre honorário, jornalista e especialista em xadrez às cegas. Nasceu na Bélgica, a 17 de setembro de 1903. Após o início da Segunda Guerra Mundial, fixou residência nos Estados Unidos. Em Edimburgo (1937), estabeleceu um recorde mundial de 34 partidas simultâneas às cegas, vencendo 24 e empatando 10. Em São Francisco (1960), disputou 56 partidas às cegas, tendo vencido 50 e empatado 6, em 9 horas.


George Koltanowski (1903-2000)

Nenhum comentário:

Postar um comentário