terça-feira, 1 de outubro de 2019

OS 14 GRANDES MESTRES BRASILEIROS - RAFAEL LEITÃO


Dando prosseguimento a nossa série de postagens baseada no e-book escrito pelo GM Rafael Leitão, intitulado Os 14 Grandes Mestres brasileiros: e o que você pode aprender com eles, hoje iremos apresentar aos leitores um pouco sobre a vida e a carreira do autor do e-book, o maranhense Rafael Leitão, n.º 1 do ranking nacional já há alguns anos! Vejamos o que o GM Leitão escreve sobre ele mesmo no seu livro.


RAFAEL LEITÃO


O heptacampeão brasileiro Rafael Leitão (São Luís, 1979), detentor dos títulos de Grande Mestre Internacional pela FIDE e ICCF*, começou a jogar xadrez logo aos 6 anos de idade e, aos 9, conquistou o título de campeão brasileiro mirim sub-10, o primeiro de uma carreira de sucesso. Aos 15 anos Rafael tornou-se Mestre Internacional e, em 1998, Grande Mestre, sendo o mais jovem brasileiro a atingir tal conquista.
Dentre participações em Olimpíadas e Campeonatos Mundiais, obteve destaque no Mundial de Nova Délhi, em 2000, terminando entre os 16 melhores do mundo, e na Olimpíada de Xadrez de Turim (2006), conquistando a medalha de prata.
É o único brasileiro detentor de dois títulos mundiais (sub-12 e sub-18). Em 2012, com o 3º lugar no Mundial por Correspondência, tornou-se GM também nessa categoria. Rafael é o jogador n.º 1 do Brasil, de acordo com a lista da FIDE de agosto de 2018.

Estilo de jogo:

Rafael Leitão é um jogador posicional e intuitivo, que tem um bom conhecimento das partidas clássicas do xadrez. Ele se destaca por ter uma excelente técnica de finais e por reconhecer a importância do cálculo, embora tome muitas decisões intuitivas por ter um bom "feeling" para que tipo de lance deve ser jogado em determinada posição.

O que você pode aprender com ele?

O estilo de jogo do GM Rafael Leitão demonstra, mais uma vez, a importância de conhecer os modelos clássicos do xadrez. Além disso, as partidas do GM Leitão mostram que é possível ganhar muitos pontos melhorando sua técnica nos finais.
Também podemos aprender observando o repertório de aberturas do GM Leitão, que conta com linhas clássicas e de boa reputação, nas quais o entendimento da posição é mais importante do que decorar variantes.

Partida memorável 

A partida memorável que o GM Leitão selecionou para fazer constar em seu livro foi um jogo disputado em 1998, contra o GM russo-irlandês Alexander Baburin. O próprio Leitão qualifica tal partida como a melhor de toda a sua carreira. Para conferir essa interessante miniatura, clique no link a seguir: http://www.chessgames.com/perl/chessgame?gid=1359895.



GM Rafael Leitão (1979 -      )


* ICCF: International Correspondence Chess Federation (Federação Internacional de Xadrez por Correspondência).


FONTE:

LEITÃO, Rafael. Os 14 Grandes Mestres Brasileiros: e o que você pode aprender com eles. E-book disponibilizado para download gratuitamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário