quinta-feira, 31 de outubro de 2019

OS REIS SEM COROA - HARRY NELSON PILLSBURY


Para fechar o mês de outubro com "chave de ouro", vamos dar continuidade a nossa série "Os reis sem coroa", dedicada aos enxadristas mais fortes da história que não chegaram a se tornar campeões mundiais. Na publicação de hoje, falaremos um pouco a respeito da vida e da carreira do mestre estadunidense Harry Nelson Pillsbury, um dos grandes gênios da história do xadrez.


HARRY NELSON PILLSBURY 


Harry Nelson Pillsbury nasceu no dia 05 de dezembro de 1872, no estado de Massachussets, Estados Unidos, e faleceu em 17 de junho de 1906. Ele foi um enxadrista de primeira categoria, com um estilo de jogo arriscado e combinatório, que colocava pressão em seus adversários. No tabuleiro, criava esquemas firmes e opressivos de ataque, produzindo partidas de grande beleza. 
Sua estreia na arena internacional aconteceu no famoso torneio de Hastings (1895), na Inglaterra, um dos mais fortes torneios de todos os tempos, que reuniu os representantes da elite mundial da época. Na ocasião, o "ilustre desconhecido" Pillsbury tinha apenas 22 anos de idade. Apesar de ter perdido na primeira rodada para o campeão russo Chigorin, ele conseguiu marcar 9,5 pontos em 10 possíveis, surpreendendo a todos. Ele haveria de perder mais dois jogos naquele torneio, contra Lasker e Schlechter, mas inacreditavelmente terminou a competição em 1º lugar, à frente de Lasker (o campeão do mundo), Steinitz (o ex-campeão mundial), Chigorin e Tarrasch, um feito que até então nunca havia sido realizado por ninguém!

Além de outros importantes êxitos em torneios, Pillsbury era um exímio jogador de partidas às cegas, pois era dotado de uma memória prodigiosa, talvez a mais notável de toda a história do nobre jogo. Ele percorreu várias partes do mundo realizando exibições de simultâneas às cegas, com mais de 70 exibições, nas quais jogou mais de 1.000 partidas sem olhar para o tabuleiro! Uma dessas exibições em Havana foi presenciada por Capablanca, então com 11 anos. Mais tarde, após recordar esse singular evento, o enxadrista cubano exclamou: "Pillsbury desconcertava a todos com a força e sutileza de seu jogo brilhante". Sem completar 34 anos de idade, Pillsbury faleceu no verão de 1906, vítima de uma enfermidade fatal, a sífilis. Sua morte precoce pode ter sido o único obstáculo entre ele e o título mundial, que estava nas mãos de Emanuel Lasker. Seu resultado frente ao expoente máximo do xadrez da época (Lasker) foi o de 5 vitórias, 5 derrotas e 4 empates, sendo uma pena que não tenham chegado a disputar um match pelo Campeonato Mundial, que certamente teria sido muitíssimo interessante.

 
Harry Nelson Pillsbury (1872-1906)


Na partida mostrada no vídeo a seguir, vejamos como Pillsbury arrasa com precisão matemática o "rei sem coroa" da publicação anterior, o grande Siegbert Tarrasch: 




Nenhum comentário:

Postar um comentário