sexta-feira, 11 de outubro de 2019

SEÇÃO MEMÓRIA


Há exatos 105 anos, no dia 11 de outubro de 1914, nascia na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, aquele que, nas palavras de Kasparov, é "um dos mais subestimados jogadores na história do xadrez": Reuben Fine.
Fine aprendeu a jogar aos 8 anos de idade, e mais tarde começou a participar de torneios no famoso clube de xadrez Frank Marshall, na sua cidade natal. Fez rápidos progressos, e posteriormente se tornou um dos melhores enxadristas do mundo nas décadas de 1930 e 1940, mas acabou abandonando o xadrez em 1945, para se dedicar à carreira de psicanalista, atividade que exerceu profissionalmente. Ele foi também um consagrado escritor, tendo sido autor dos clássicos Basic Chess Endings (Finais de jogos de xadrez básicos), que é apontado por alguns estudiosos como o melhor livro já escrito sobre os finais de partida, e The Psychology of the Chess Player (A psicologia do enxadrista). 


GM Reuben Fine (1914-1993)


A estreia de Fine na arena internacional ocorreu em 1932, no torneio de Pasadena (EUA), ocasião em que ele, à época com apenas 18 anos de idade, conseguiu empatar com o então Campeão Mundial Alekhine. Apesar desse enorme feito, seu resultado nesse torneio (5,0/11,0 pontos, compartilhando o 7º-10º lugares) não o satisfez, e ele começou a estudar a teoria do jogo - antes disso, conforme ele mesmo admitiu, Fine não havia lido sequer um livro de xadrez (simplesmente espantoso!!!) Sua curta carreira internacional durou cerca de cinco anos, mas nesse período Fine venceu 8 torneios, sempre enfrentando a "nata" do xadrez mundial. Segundo foi observado por seus adversários, o estilo de Fine era marcado por um jogo sólido, com alta perícia técnica e grande dose de flexibilidade, avesso a truques táticos e a complicações desnecessárias, assemelhando-se ao estilo de jogo do seu compatriota Samuel Reshevsky.


Fine e Reshevsky mantiveram uma intensa rivalidade


E, por falar em Reshevsky, ele e Fine protagonizaram uma forte rivalidade, enquanto este último esteve ativo. Com esses dois excepcionais jogadores atuando na mesma equipe, a seleção olímpica dos Estados Unidos conquistou a medalha de ouro em três Olimpíadas de Xadrez consecutivas (1933, 1935 e 1937). Apesar de nunca ter conseguido vencer o campeonato nacional do seu país, Fine é o único jogador a ter um escore positivo em seus confrontos com os Campeões Mundiais Lasker, Alekhine e Botvinnik! Seu maior êxito competitivo foi alcançado no lendário torneio de AVRO (1938), realizado na Holanda, em que o jovem nova-iorquino de 24 anos compartilhou o 1º lugar da competição empatado com Paul Keres, e à frente dos mais fortes mestres daquele tempo: Botvinnik, Euwe, Reshevsky, Alekhine, Capablanca e Flohr!


Keres e Fine se enfrentando no Torneio de AVRO (1938)


Quando já estava afastado dos tabuleiros, Fine recebeu o convite da FIDE para disputar o match-torneio de 1948, que iria determinar o novo Campeão Mundial, após Alekhine ter morrido em posse do título. No entanto, Fine recusou o convite, e uma das justificativas para a recusa, segundo algumas fontes, foi a suposta declaração de que ele "não queria desperdiçar três meses da vida vendo russos entregando jogos uns aos outros". Ao fazer essa declaração, Fine estava insinuando que os soviéticos Keres e Smyslov estariam dispostos a deixar Botvinnik derrotá-los, ajudando-o dessa forma a ganhar o torneio e com ele o título mundial. Não se pode afirmar com certeza se essa manipulação de resultados realmente existiu, mas o fato é que Botvinnik venceu o match-torneio com larga margem (14 pontos em 20, com três pontos a mais que o segundo colocado), sagrando-se o sucessor de Alekhine.

Reuben Fine faleceu no dia 26 de março de 1993, aos 78 anos, mas o seu brilhante legado permanecerá para sempre, garantindo a ele um lugar no seleto grupo dos maiores astros do xadrez do Ocidente. Viva, Fine!

Nenhum comentário:

Postar um comentário