sábado, 19 de outubro de 2019

SOLUÇÃO DO EXERCÍCIO 1





E então, meus amigos e amigas, conseguiram solucionar o exercício do diagrama? Segundo a opinião de Joaquim de Esperança-PB, o abandono foi correto. Já a poetisa-enxadrista Maria do Céu acredita que exista uma saída para as negras, mas não informou qual seria...

Normalmente não sou muito bom na resolução de problemas de xadrez, mas esse eu consegui resolver após uns 5 minutos de reflexão... depois do lance 1. Dxf6, seria um grande erro jogar 1... gxf6??, pois haveria mate com 2. Tg3+ Rh8 3. Bxf6#. Entretanto, as negras não deveriam ter abandonado, porque conseguem salvar a partida jogando o espetacular 2. ...Dg4!!, defendendo o mate em g7 e ao mesmo tempo ameaçando mate em g2.
Agora, se 2. hxg4 gxf6, e se 2. Tg3 Dxg3. Em ambos os casos as negras ganham, porque têm mais material. Esse exercício ilustra o princípio de que, por mais desesperadora que uma situação possa parecer, temos sempre que procurar por recursos escondidos na posição, afinal de contas devemos lembrar que ninguém jamais venceu uma partida abandonando-a!


Nenhum comentário:

Postar um comentário