A Copa do Mundo de Xadrez, o mais importante evento enxadrístico de 2019, que está ocorrendo na cidade russa de Khanty-Mansiysk, está entrando em sua fase decisiva! Como todos devem saber, a final e a luta pelo 3º lugar da competição estão em andamento, e envolvem a disputa de 4 partidas clássicas, ao invés de apenas 2. O embate da final está sendo jogado entre o chinês Liren Ding (ou seria Ding Liren?) e o azéri Teimour Radjabov. Quanto à disputa do 3º lugar, os competidores são o francês Maxime Vachier-Lagrave e o chinês Yangyi Yu.
O fortíssimo Liren Ding é considerado o favorito para ganhar a Copa do Mundo |
Na disputa pelo 3º lugar da Copa do Mundo, foram dois empates até aqui |
A primeira partida da final terminou com um empate em 33 lances. Apesar de Ding ter optado por uma linha considerada aguda (o Contra-ataque Marshall da Abertura Ruy Lopez), depois das simplificações de meio-jogo os dois jogadores entraram num final igualado, com rei, torre e dois peões para cada lado, e daí concordaram o empate. Na segunda partida, porém, o chinês impôs sua superioridade sobre o adversário e conquistou o ponto cheio, ficando em vantagem no placar do match! Em uma variante da Abertura Inglesa, Ding sacrificou um peão mas obteve uma compensação significativa, dando início a um ataque na ala do rei. Radjabov não conseguiu encontrar os lances mais precisos na defesa, e na continuação cometeu um erro, deixando Ding com vantagem decisiva, que ele soube converter em vitória.
Ding analisando para a imprensa a sua partida vitoriosa contra Radjabov |
No match pelo 3º lugar da Copa do Mundo, entre MVL e Yu, as duas partidas jogadas até aqui foram bastante equilibradas e terminaram ambas em empate, uma situação natural quando se trata de disputas no mais alto nível. Hoje (02/10) está sendo jogada a terceira partida desses dois confrontos memoráveis, que têm atraído a atenção dos fãs do xadrez pelo mundo afora. Na nossa próxima postagem sobre a Copa do Mundo, iremos anunciar o nome do grande campeão!! Será que Ding manterá sua fama de invencível e conquistará o título? Ou será que o conterrâneo de Kasparov, que chegou a ser o número 4 do mundo entre 2012 e 2013, terá condições de reverter o placar desfavorável e vencer a competição, surpreendendo a todos? Vamos aguardar a próxima postagem do Batalha de Mentes para saber... um abraço!
Nenhum comentário:
Postar um comentário