quinta-feira, 17 de outubro de 2019

OS REIS SEM COROA - MIKHAIL TCHIGORIN


Hoje daremos início a uma série de publicações intitulada "Os reis sem coroa", em que falaremos a respeito dos mais fortes enxadristas da história que não chegaram a se tornar campeões mundiais, embora sua força de jogo fosse compatível com a dos campeões "coroados". Não custa lembrar que estamos nos referindo a jogadores que atuaram na arena internacional a partir do ano de 1886, quando foi instituído oficialmente o título de Campeão Mundial.  O primeiro da nossa lista é o grande Mikhail Tchigorin (ou Chigorin), da Rússia. Vamos lá:


 MIKHAIL TCHIGORIN


Mikhail Ivanovitch Tchigorin nasceu na cidade de São Petersburgo, em 12 de novembro de 1850, e morreu em Lublin (Polônia), em 25 de janeiro de 1908. É considerado o fundador da Escola Russa de xadrez, por seu estilo criativo e nada dogmático (não apegado a regras). Aprendeu a jogar xadrez somente aos 16 anos, e aos 24 anos sua paixão pelo jogo cresceu tanto a ponto de fazê-lo abandonar seu emprego, quando então se tornou um enxadrista profissional.  
Tchigorin foi, durante 25 anos, o melhor jogador da Rússia. Tinha um especial apreço pela iniciativa, e sua capacidade tática era superior a dos seus contemporâneos. Foi o principal antagonista de Steinitz ao final do século XIX. Grande investigador teórico e periodista notável, entre as suas criações podem ser citadas a Defesa Tchigorin (1. d4 d5 2. c4 Cc6!?), antecessora das concepções da Defesa Ninzoíndia e da pressão de peças contra um centro de peões, como costuma se produzir na Grunfeld. Suas observações como analista e teórico, especialmente em aberturas, são muito apreciadas.

Tchigorin se manifestava contrário às tendências dogmáticas da Escola Posicional, sustentadas, sobretudo, por Steinitz, exibindo um xadrez altamente dinâmico, criativo, e, às vezes, nada convencional. Suas partidas revelam um dinamismo à frente do seu tempo, por isso o pai da Escola Russa é considerado, com toda justiça, um predecessor de Alekhine neste campo. Disputou dois matches válidos pelo Campeonato Mundial com Steinitz, em 1889 e 1892, sendo derrotado em ambos, pelos placares de 10 X 6 e 10 X 8, respectivamente. Seus encontros com Steinitz representam o duelo entre duas concepções distintas de jogo, uma mais voltada ao jogo posicional e defensivo, e outra mais voltada ao jogo criativo e combinatório. Infelizmente, para o mestre russo e seus admiradores, a concepção defendida pelo seu formidável adversário mostrou-se mais eficaz. 

A contribuição de Tchigorin para o desenvolvimento do xadrez na Rússia foi enorme, tendo ele atuado em várias frentes, como organizador de torneios, editor de revistas e fundador de clubes de xadrez, além de ter sido um dos enxadristas mais fortes de sua época. 
A partida a seguir, cheia de golpes táticos e sacrifícios, é uma boa amostra do vigoroso estilo de ataque, típico da Escola Romântica, adotado por Tchigorin: http://www.chessgames.com/perl/chessgame?gid=1264014



Mikhail Tchigorin (1850 - 1908)

Nenhum comentário:

Postar um comentário